PROJETO ELEIÇÕES 2010

Nesp inicia atividades do Projeto Eleições 2010

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), órgão da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte, inicia nos próximos dias uma ampla campanha de mobilização e conscientização dos eleitores, tendo em vista as eleições deste ano.

No fim de semana dos dias 21 e 22 será distribuído, em todas as paróquias da Arquidiocese, material informativo motivando a participação efetiva dos eleitores na escolha atenta dos candidatos. Simultaneamente, os veículos de comunicação da Rede Catedral de Comunicação Católica (rádios América e Cultura, TV Horizonte e Jornal de Opinião) veicularão informações sobre o projeto. BR>
Nesse mesmo fim de semana, um hotsite estará no ar, disponibilizando para os internautas outras atividades do projeto, além de material da campanha e informações complementares.

Nos dias 18 e 19 de setembro, um boletim informativo analisando o processo eleitoral será distribuído em todas as paróquias da Arquidiocese. Os textos destacarão que, além de eleger políticos que priorizem a ética, o compromisso social, a honestidade e a justiça, é necessário que os eleitores fiscalizem de perto os eleitos, por meio de grupos de acompanhamento do Legislativo e do Executivo.

Equipes do Nesp e colaboradores estão participando de outras atividades nas regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte. Encontros para debater o projeto já foram realizados nas regiões episcopais Conceição e Piedade e outras reuniões estão programadas nas regiões Aparecida (dias 14/08 e 25/09) e Esperança (28/08). Na PUC Minas, a campanha será desenvolvida com a divulgação de informações para alunos, professores e funcionários. 

Desde 2006, o Nesp promove em anos de eleição atividades dedicadas a pensar o processo eleitoral, com o objetivo de auxiliar na construção de uma nova cultura política no País, cujo principal elemento é a ética. 

A campanha do Projeto Eleições 2010 é uma parceria do Nesp com os Vicariatos Especiais da Comunicação (por meio da Rede Catedral), da Pastoral e da Ação Social e Cultura, com o apoio da Secretaria de Comunicação da PUC Minas.

Projeto Eleições 2010 – Iniciativa une pesquisadores, estudiosos e lideranças comunitárias

Ao abrir, no último sábado, 27 de março, o primeiro encontro do Projeto Eleições 2010, promovido pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NesP), o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Mol Guimarães, ressaltou que a iniciativa marca a união entre pesquisadores, estudiosos da academia e lideranças comunitárias. “A Igreja vai encontrando um caminho de que só de mãos dadas vamos conseguir melhorar as condições de vida do País e criar formas de mexer com a consciência cidadã das pessoas”, salientou.

Segundo o reitor, o avanço das parcerias da Igreja por uma maior conscientização nacional contra a corrupção e a importância da participação popular na escolha dos seus representantes tem gerado bons frutos. Um exemplo é o projeto Ficha Limpa, que será votado na Câmara Federal, no próximo dia 7 de abril. Pesquisas apontam que 30% dos parlamentares em Brasília desistiram de concorrer nas próximas eleições por terem pendências na justiça e, como prevê o projeto, não poderão concorrer. “É uma vitória coletiva. Objeto do esforço da sociedade brasileira, que virou um Movimento de Combate à Corrupção, quando todos trabalharam para conseguirmos atingir às 1.600.000 assinaturas para levarmos o projeto à votação no Congresso”, ressalta.

Mobilização

Durante a tarde de sábado, as lideranças comunitárias presentes conheceram os projetos do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NesP), ligado à PUC Minas e à Arquidiocese de Belo Horizonte, apresentadas pelo coordenador do Núcleo, professor Robson Sávio. O professor Robson apresentou ainda o blog do Nesp, que vai acompanhar e servir de espaço aberto para os internautas discutirem os rumos das eleições. Em seguida, o cientista político e professor da PUC Minas, Malco Camargos, apresentou palestra Eleições 2010: conjuntura e cenários, comentada pelo jornalista da Rede Band Minas, Luiz Carlos Bernardes.

O professor Malco Camargos destacou a importância de o eleitor buscar as fragilidades e as forças de cada candidato, e aproveitarem a internet como meio de informação, já que esta será uma eleição marcada pela “mídia eletrônica”. Para o jornalista Luiz Carlos Bernardes, iniciativas como a do NesP, de promover encontros com lideranças comunitárias e a população, buscando esclarecer e discutir as eleições, são válidas porque “abrem canais riquíssimos, já que os próprios partidos políticos estão muito distanciados da sociedade”.

Confira os próximos encontros do Projeto Eleições 2010

Programação:

22 de maio, às 14h – NesP na Região: Projeto Eleições 2010 e Projeto de Acompanhamento do Legislativo (Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição – local a ser definido)

26 de junho, às 14h – NesP na Região: Projeto Eleições 2010 e Projeto de Acompanhamento do Legislativo (Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – local a ser definido)

28 de agosto, às 14h – NesP na Região: Projeto Eleições 2010 e balanço da Pesquisa Mapeamento de Grupos e Práticas de Fé e Política (Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança – local a ser definido)

25 de setembro, às 14h – NesP na Região: Projeto Eleições 2010 e balanço da Pesquisa Mapeamento de Grupos e Práticas de Fé e Política (Região Episcopal Nossa Senhora da Aparecida – local a ser definido)

27 de novembro, às 14h – Avaliação dos projetos do NesP: Projeto Eleições 2010, Projeto de Acompanhamento do Legislativo, Pesquisa de Mapeamento dos Grupos e Práticas de Fé e Política (prédio 43 da PUC Minas)

 

Nesp promove ciclo de palestras sobre Eleições 2010

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte realizará nos dias 15, 16 e 20 de setembro, o Ciclo de palestras Eleições 2010. Este evento faz parte das ações do Projeto Eleições, que está em sua terceira edição. O objetivo das atividades desenvolvidas é refletir sobre o processo eleitoral e incentivar a participação política, contribuindo para a construção de um novo modo de pensar a política e a democracia no Brasil.O evento integra uma série de atividades do Nesp voltadas para a formação política e tem como foco principal os alunos da Universidade, sendo aberto, também, à comunidade externa.Doutores e mestres nas áreas de ciências políticas, direito e comunicação foram convidados para realizar as palestras que acontecerão no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas.
Programação:

15 SET – 19h30min. (Sala Multimeios, prédio 43)

Tema: ELEIÇÕES 2010: A LEI E OS CRIMES ELEITORAIS 

Prof. Rodolfo Viana – Professor do Curso de Direito da UFMG e da FUMEC, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MG, Coordenador do Núcleo de Direito Eleitoral da Escola Superior da OAB/MG, advogado e consultor jurídico.
Prof. Hermes Guerreiro – Professor de Direito e Processo Penal na PUC Minas e UFMG e do Curso de Especialização em Direito Penal Tributário da Faculdade de Direito Milton Campos. Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais no biênio 1996-1998.
Mediação: Profª Raquel Beatriz – Nesp

16 SET – 19h30min. (Sala Multimeios, prédio 43)

Tema: PARTICIPAÇÃO POPULAR E A DEMOCRACIA NO BRASIL

Prof.ª Wilba Lúcia Maia Bernardes – Professora de Direito Constitucional e Teoria da Constituição da Faculdade Mineira de Direito PUC Minas e da PUC Minas Virtual.
Prof.ª Cristina Vilani – Professora titular da PUC Minas na área de Ciência Política.
Mediação: Líliam Daniela – Nesp

20 SET – 19h30min. (Sala Multimeios, prédio 43)

Tema: ELEIÇÕES 2010 E MÍDIA NO BRASIL 

Prof.ª Bertha Jeha Maakaroun – jornalista do Jornal Estado de Minas e pesquisadora e professora PUC Minas.
Profa. Maria Ester Saturnino Reis – socióloga e professora do curso de Relações Públicas da PUC Minas.
Mediação: Prof. Robson Sávio – Nesp


ELEIÇÕES 2010:

Conheça a composição partidária da Assembleia Legislativa em 2011.

Veja como os partidos ficaram representados na ALMG a partir do ano que vem.

O PSDB, partido do ex governador e do atual, e futuro, ocupante do Palácio da Liberdade diminuiu de tamanho. Em 2006, elegeu 15 deputados, e agora conseguiu eleger 13.

O PT, principal partido da oposição ao governo estadual, cresceu um pouco: de 10 deputados subiu para 11.

O PMDB, permaneceu com o mesmo tanto, 8 parlamentares.

O PV passou de 7 para 6, o PDT, de 6 para 5.

O DEM e o PTB encolheram um pouco mais, de 6 passaram para apenas 4 deputados.

Ainda entre os que encolheram estão o PTB (que passou de 4 para 3 deputados), o PPS (que estava com 4 e que ficará com apenas 3, na próxima legislatura) e o PSC (que tinha 3 parlamentares e vai ficar com 2).

O partido que mais diminui de tamanho na representatividade da ALMG é o PP que passou de 4 para apenas 1 parlamentar.

Os partidos cujas bancadas cresceram foram o PSB (de 2 para 3 representantes); o PSL ( que passa a ter 3 deputados e antes tinha apenas 1); o PRB (de 1 parlamentar passa a ter 2); 

O PMN e o PR foram os partidos que mantiveram o mesmo número de parlamentares.

O PMN continua com 2 e o PR continua com 1.

Outros partidos que não tinham representação na Assembléia passaram a contar com a presença de deputados em suas legendas. É o caso do PHS, do PRTB (que elegeram 2 parlamentares cada um) e do PTC, PRP, e PT do B (que elegeram um deputado cada)