Projeto Eleições 2008: A importância do poder local

PUC Minas e Arquidiocese investem na formação dos cristãos visando uma participação mais qualificada e transformadora nas eleições deste ano.

 

Prof. Robson Sávio Reis Souza- Nesp

O segundo seminário temático do Nesp (Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte) abordou o tema “Poder local num mundo globalizado: a importância da política em âmbito municipal.” O evento aconteceu no sábado, dia 29 de março, na PUC Minas com a presença de cerca de 150 pessoas de várias paróquias, movimentos e pastorais da região metropolitana de Belo Horizonte, além de estudantes e lideranças sociais.

O evento foi coordenado pelo Vigário Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, Pe. Ademir Ragazzi e pela representante do Nesp, Eva Torres, representando a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, com sede em Contagem.

A metodologia do encontro se deu em torno do debate sobre a importância da ação política nos municípios. A primeira convidada a falar, Dirlene Marques, da coordenação do Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial, fez uma explanação sobre os impactos da globalização nas comunidades, ponderando a necessidade dos movimentos sociais se articularem para enfrentar “os malefícios do neoliberalismo”, notadamente a precedência dos interesses econômicos em detrimento da garantia, pelo Estado, dos direitos sociais. Na seqüência, a professora da PUC Minas, Maria de Fátima Gottschalg, pós-graduada em Sociologia e coordenadora de projetos comunitários, expôs a experiência de mobilização comunitária da comunidade do Bairro Buritis. Em torno de um projeto de reciclagem de lixo foi possível a constituição de uma cooperativa (Coopemar) que, em quatro anos, reciclou 250 toneladas de lixo, somente na região. O trabalho favoreceu a inclusão de dezenas de famílias carentes, além de contribuir com a qualidade de vida da comunidade. O jornal comunitário, ligado a associação, tornou-se um poderoso instrumento de mobilização e pressão comunitária por demandas coletivas. Por fim, Bruno Andrade Brandão, diretor da Associação Democracia Ativa, que desenvolve o projeto “MeuDeputado.org”, expôs a experiência da associação no acompanhamento sistemático das atividades da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Destacou que o trabalho tem dado resultados efetivos na divulgação das ações dos parlamentares, o que possibilita maior acompanhamento e fiscalização dos eleitos por parte da sociedade civil. Bruno informou que dentro em breve a Democracia Ativa estará empreendendo a mesma atividade junto a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte.

Debate apresentou propostas e reivindicações de lideranças sociais

Depois a exposição, um amplo debate, com a participação maciça dos presentes seguiu-se durante duas horas, evidenciando o interesse pelas temáticas apresentadas. Várias lideranças comunitárias aproveitaram da ocasião para a apresentação de propostas. Umas das quais, a criação de uma federação das associações de moradores de Belo Horizonte, visando aumentar o poder da sociedade civil organizada nas demandas junto ao executivo municipal, estadual e federal e melhor acompanhamento dos legislativos nas três esferas de governo.

Várias lideranças discutiram a polêmica transferência da rodoviária de Belo Horizonte para o bairro Calafate. Aproveitaram para convocar os presentes para uma audiência pública na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG). O evento acontecerá no próximo dia 04 de abril, às 16h, na sede da Seccional mineira (Rua Albita, 250 – Cruzeiro), com a sessão de debates e palestras com o tema “A Nova Rodoviário de BH: Uma questão urbana”.