O sexto seminário do Projeto Eleições 2008 abordou a importância da Câmara dos Vereadores, as funções e o funcionamento das comissões

Função da câmara dos vereadores é assunto do sexto seminário do projeto do NESP, “Eleições 2008”.

A câmara e seu funcionamento

O sexto seminário do Projeto Eleições 2008 abordou a importância da Câmara dos Vereadores, as funções e o funcionamento das comissões. O evento foi realizado no sábado, dia 26 de julho, das 14 às 17horas, no auditório do prédio 4, da PUC Minas.

Para o debate foram convidados o advogado João Evangelista de Oliveira, coordenador do Grupo de Acompanhamento do legislativo de Belo Horizonte (GAL-BH) e a ex-vereadora Adélia Batista de Melo, que pertence ao Grupo Fé e Política da Paróquia Jesus Operário, em Contagem.

Graças à experiência narrada pelos convidados, um caloroso debate entre os participantes levou à reflexão sobre a eficiência das comissões e o funcionamento das câmaras de vereadores. Foram discutidas muitas questões sobre o papel das comissões e formas de atuação e controle do legislativo por parte dos cidadãos. Uma dessas formas são os Grupos de Acompanhamento do Legislativo – GAL, que, apesar dos oito anos de existência, muitos ainda desconhecem a importância de sua atuação ou mesmo sequer sabem de sua existência.

Outras ações do Projeto Eleições 2008 estão sendo desenvolvidas em todas as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, através da distribuição de boletins para aprofundamento nas comunidades, movimentos e outros coletivos e, ainda, graças à divulgação nos programas dos veículos de comunicação da Rede Catedral de Comunicação.

O próximo seminário acontecerá no dia 23 de agosto, na PUC Minas, com o tema: ” Voto Proporcional e Majoritário, a importância dos Partidos e coligações”.