Sétimo seminário aconteceu dia 23 de agosto e analisou o papel das coligações e o processo para a escolha de prefeito e vereadores

Já em ritmo de eleições, o sétimo seminário do projeto “Eleições 2008” teve como assunto a importância dos partidos e coligações.

O processo para a escolha de prefeito e vereadores

Sétimo seminário temático do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas debateu a importância dos partidos e coligações. O evento aconteceu no sábado, dia 23 de agosto, às 14 horas, no prédio 43 da PUC Minas, no Coração Eucarístico.

Muitos cidadãos pensam que o voto digitado na urna vai diretamente para o candidato. Na realidade, não é bem assim: a apuração dos votos em eleições majoritárias (para prefeito) é muito diferente da apuração em eleições proporcionais (para vereadores).

Quando se trata de eleger o prefeito municipal, os candidatos disputam uma única vaga, sendo eleito quem obtiver a maioria dos votos; por isso, é uma eleição majoritária. Já nas eleições proporcionais, ou seja, para vereadores, os candidatos e candidatas disputam várias vagas (os municípios menores têm 7 vereadores, os maiores podem ter até 51).

O sétimo seminário temático do Nesp analisou como é o processo de eleição para prefeito e vereadores. Discutiu temas como coeficiente eleitoral, a composição das câmaras de vereadores e as artimanhas usadas por partidos políticos e coligações para aumentar o número de vereadores eleitos por suas legendas.

Com esse seminário, o projeto “Eleições 2008” se aproximou do final, na expectativa de atingir seu objetivo, favorecendo a reflexão sobre uma ação política qualificada e transformadora por parte dos cristãos e das comunidades e colaborando na escolha de bons políticos.

Convidados têm renome nacional.

Para debater o tema do mês de agosto o Nesp convidou o sociólogo Pedro Ribeiro, que produz regularmente as “análises de conjuntura” para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O sociólogo também é professor da PUC Minas e faz parte da equipe de assessoria do ISER – Instituto de Estudos da Religião – que tem 38 anos de luta pela redução das desigualdades sociais, pelo respeito à diversidade cultural e religiosa e a sustentabilidade sócio-ambiental.

O outro convidado foi o chargista e jornalista Son Salvador. O ilustrador publica, em Belo Horizonte, charges nos jornais Estado de Minas e Aqui, além de colaborar eventualmente com o Correio Braziliense e o Aqui – DF, na capital federal. O cronista esportivo Son Salvador publica diariamente a coluna “Boladas e Botinadas” e comanda o Aqui Esportes, que vai ao ar diariamente na TV Horizonte, emissora da Rede Catedral de Comunicação Católica. Pedro Ribeiro e Son Salvador colaboraram com o Nesp na produção dos folhetos do Projeto Eleições 2008.