Ética na política: último seminário do Projeto Eleições 2008

Dia 27 acontecerá na PUC Minas Coração Eucarístico o oitavo seminário do projeto “Eleições 2008”, com o tema Ética na Política.

O oitavo seminário temático do Projeto Eleições 2008 (iniciado em fevereiro), desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas (Nesp) acontecerá no sábado, dia 27, a partir das 14 horas, no prédio 43, da PUC Minas no bairro Coração Eucarístico.

O encontro debaterá o tema da ética da/na política: “falar de ética da política é dizer que a política deve ser a realização dos princípios éticos na esfera pública. E quando se pergunta quais seriam os princípios éticos fundamentais, isto é, aqueles dos quais não se pode abrir mão, a resposta está nos Direitos Humanos. Ou seja, a política como atividade humana deve ser regida pelo cumprimento dos Direitos Humanos, segundo sua hierarquia: os direitos referentes à vida devem prevalecer sobre os direitos referentes às coisas, e os direitos referentes ao bem de todos devem prevalecer sobre os direitos referentes ao bem particular”.

A professora Bertha Maakaroun, da PUC Minas será uma das conferencistas. Como jornalista, Bertha especializou-se na cobetura jornaliística do tema da política.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas Dom Walmor de Oliveira Azevedo e o Vigário Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese, Pe. Ademir Ragazzi, também participarão do encontro.

Projeto desenvolvido pelo Nesp tem repercussão nacional

O Projeto Eleições 2008 apresentou uma nova metodologia de ação,  envolvendo a igreja particular de Belo Horizonte, numa ação articulada e coordenada, com três eixos de atuação:

a) atividades de formação  nas paróquias (ou grupos eclesiais), utilizando-se de boletins mensais voltados para o incentivo à participação política de todos os cidadãos e cidadãs, na promoção de municípios mais democráticos e igualitários, por meio de eleições pautadas pela Ética e isentas de corrupção;
b) seminários temáticos de aprofundamento dos temas mensais, na PUC Minas; e
c) programas sobre os temas abordados mensalmente nos boletins impressos,  nos veículos de comunicação da Rede Catedral de Comunicação Católica (rádio América, Tv Horizonte e Jornal de Opinião).

A metodologia do projeto foi replicada em várias dioceses, arquidioceses,  centro de formação, como o Centro Federal de Fé e Política Dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e  o movimentos eclesiais de âmbito nacional, como o Conselho Nacional do Laicato Brasileiro.

Seminário de avaliação será em novembro

Depois de concluso o processo eleitoral, o Nesp fará realizar no dia 29 de novembro, na PUC Minas, um seminário de avaliação do Projeto Eleições 2008. O evento será coordenado pelo Reitor da PUC Minas e Bispo-Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Mais informações:

(31) 3319-4978
nesp@pucminas.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *