O que é um Grupo de Acompanhamento do Legislativo (GAL)

Os grupos de acompanhamento do Legislativo (GAL) são grupos de lideranças sociais, cidadãos interessados em acompanhar, sistemática e metodicamente, os trabalhos da ALMG, do Congresso Nacional ou de Câmaras Municipais. Para Domingos Taufner e Helder Salomão , no texto A Experiência dos grupos de acompanhamento do legislativo, “O que deve caracterizar todas as entidades e pessoas que participam deste trabalho, é o desejo de construir uma política mais transparente e honesta. Portanto, todos aqueles que têm interesse na moralização do Poder Público e quiserem lutar por uma sociedade democrática terão espaço nos Grupos de Acompanhamento ao Legislativo. Ainda segundo os autores, os grupos devem ter as seguintes características básicas. Eles devem ser:
__Suprapartidários: ou seja, abertos à participação de pessoas filiadas a diferentes partidos políticos ou que não sejam ligadas a nenhum partido;
__Ecumênicos ou Laicos: isto é, abertos à participação de pessoas de diferentes igrejas ou que não atuam em igreja alguma.
__Populares: significa que devem estar abertos à participação de pessoas ligadas às mais variadas entidades, movimentos e organizações da sociedade civil, que prestam serviços à comunidade.”
Ainda segundo os autores, “o desafio é tornar este trabalho cada vez mais amplo e abrangente, para que, pouco a pouco, a sociedade vá entendendo que sem a participação política a nossa vida não vai mudar para melhor e o destino das nossas cidades vai continuar sendo decidido pelos grandes e poderosos. Por isso, é sempre bom lembrar: os grupos devem estar abertos a todos aqueles que acreditam na ética na política e numa sociedade mais justa e fraterna e não têm interesses politiqueiros.”