Ritmo de trabalho na ALMG está lento

Desde agosto as atividades das comissões na ALMG estão tendo um ritmo muito lento. Atribui-se a lentidão ao envolvimento da maioria dos deputados no processo eleitoral. Conforme já mencionamos neste blog, dos 77 deputados, apenas um não é candidato nessas eleições. Parece-nos que os parlamentares estão mais envolvidos com sua campanha que com o trabalho legislativo propriamente dito. Veja informação do funcionamento de algumas comissões nos meses de agosto e setembro. Os dados foram retirados do próprio sitio da ALMG.

Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização

Esta comissão se reúne ordinariamente às quartas-feiras. No mês de agosto, das quatro reuniões previstas três ocorreram. Em setembro, das três que poderiam ter acontecido, apenas a do dia primeiro foi efetivamente realizada. Significa dizer que de 7 reuniões possíveis, 3 não foram realizadas, o que representa 42% das reuniões previstas.

Comissão de Direitos Humanos.
Esta reunião também se reúne às quartas-feiras. Durante o mês de agosto, uma das reuniões não foram realizadas e em setembro duas não se realizaram. Significa que o percentual de reunião não realizada foi o mesmo da comissão de Assuntos Municipais e Regionalização (42%). A diferença é que nesse período, a Comissão de Direitos Humanos realizou uma reunião extraordinária, no dia 17 do mês de agosto.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
No caso dessa comissão, que se reúne ordinariamente às terças-feiras, a paralisação é ainda maior, chega a 85%. Das 7 reuniões ordinárias previstas de agosto até 14 de setembro, apenas uma se realizou. Essa comissão realizou, também, uma reunião extraordinária nesse período. Ela ocorreu fora da Assembleia, na cidade de Pedro Leopoldo.