Artigos sobre educação política: reflexões e práticas democráticas

A terceira edição dos Cadernos Adenauer tem a educação política como tema, e mostra  através de um conjunto de exemplos como essas ações podem beneficiar a sociedade,  por meio do fortalecimento de nossa cultura democrática.

Essa publicação está dividida em duas grandes partes: uma teórica, composta pelo  trabalho de Rildo Cosson, co-organizador desse volume, que trata do essencial conceito  de Letramento Político; pelo texto de João Francisco Rezende, capaz de apontar o  quanto o Brasil enfrenta esse desafio oficialmente ao longo de sua história; e pela  análise de Ana Karina Brenner que avalia o quanto a escola estimula a participação  política de um conjunto de alunos em cidade do Rio de Janeiro.
Na segunda parte temos uma série de exemplos práticos de educação política, entre eles  o texto de Sérgio Praça e Rosangela T. Giembinsky – Deliberação democrática e os  fóruns de cidadania: o caso do Movimento Voto Consciente. Também neste caderno, o  Voto Consciente está exemplificado entre as organizações que atuam com projetos de  educação política, como o Parlamento Jovem – parceria entre a PUC Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Exemplos para o desenvolvimento da democracia no Brasil.
Acesse gratuitamente o volume “Educação política: reflexões e práticas democráticas”, dos Cadernos Adenauer, no link abaixo: