Conflito entre poderes marca início do novo governo em Belo Horizonte

Decorridos quase cem dias desde a posse de prefeito e vereadores em Belo Horizonte, persiste uma considerável dificuldade de se entender a intensa movimentação no cenário político da capital mineira.

As eleições de outubro do ano passado conduziram ao poder um grupo diverso daqueles que, há anos, administravam a Prefeitura.

Uma nova conjuntura se abriu e, para os diversos partidos que atuam na Capital, tornou-se indispensável encontrar formas para se reposicionarem de modo a manter (e, eventualmente, ampliar) sua força e seu espaço políticos.

A nova edição de Contextus é dedicada à descrição e análise das condições peculiares da política local, tornadas explícitas nos embates que estão se dando nestes meses.

Parece possível supor que esses aspectos conjunturais podem contribuir para revelar melhor a forma como aqui acontecem as relações entre o Poder Executivo e a Câmara Municipal na cidade.

Ao mesmo tempo, para além do alcance local das questões, na exposição dos reveses dessa relação, podem cintilar importantes características do modo como se faz política no Brasil.

Leia o número 22 do Contextus, clicando aqui >>>

.