Apresentado o cartaz do 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

Em reunião realizada na quarta-feira (20/09), os membros do Coletivo de Fé e Política da Arquidiocese de BH aprovaram o cartaz de divulgação do 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política.

4-encontro-imagem

A imagem do cartaz pode ser copiada, aqui: 2-cartaz_a3_cor_fe-e-politica_nesp_anima_2017

O cartaz faz uma alusão a uma atividade de mutirão, num acampamento de pessoas sem-teto. Os cristãos são convidados ao engajamento político e à solidariedade para o enfrentamento desse e de outros dilemas sociais que, nos dizeres do Papa Francisco, “todos estamos chamados a transformar”.

O tema do encontro é: “Política da Solidariedade: Pensar e Agir” e a motivação vem de uma parte do discurso do Papa Francisco no encontro com Movimentos Populares, ocorrido em 2014: “Solidariedade é uma palavra que nem sempre agrada; diria que algumas vezes a transformamos num palavrão, não se pode dizer; mas uma palavra é muito mais do que alguns gestos de generosidade esporádicos. É pensar e agir em termos de comunidade, de prioridades da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. É também lutar contra as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, a terra e a casa, a negação dos direitos sociais e laborais. É fazer face aos efeitos destruidores do império do dinheiro: as deslocações forçadas, as emigrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e todas aquelas realidades que muitos de vós suportam e que todos estamos chamados a transformar. A solidariedade, entendida no seu sentido mais profundo, é uma forma de fazer história e é isto que os movimentos populares fazem.”

O evento reunirá lideranças e militantes de grupos de fé e política, pastorais e movimentos sociais e cristãos comprometidos com práticas transformadoras no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A programação do encontro, que ocorrerá das 8 às 17 horas, no dia 25 de novembro, na PUC Minas, campus Coração Eucarístico,  já está definida:

7 horas: acolhida e credenciamento

8 horas: Mística

8h30: Mesa de abertura: retomar as deliberações do 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, de 2015 (apresentação/avaliação dos 5 eixos)

         – “Formação e comunicação e ação”

         – “Atuar na Igreja para atuar na sociedade e Políticas públicas e atuação na institucionalidade”:

         – “Organização e ação”

10 horas: Grupos de trabalho – serão definidos a partir das inscrições on line

13 horas: almoço

13h50: animação

14 horas: Encaminhamentos (síntese das deliberações dos grupos de trabalho)

14h30: Análise de conjuntura e eleições 2018

15h30: Debate

16:00: Celebração e encerramento

As inscrições, gratuitas e on line, para o 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política acontecerão a partir da primeira semana de outubro, em várias plataformas digitais, inclusive no site do Nesp.