4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política: inscrições abertas

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas (Nesp), em parceria com o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e com o Coletivo Arquidiocesano de Fé e Política, convida para o 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. O encontro será realizado no dia 25 de novembro, sábado, na PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico, entre 8h e 17h (Avenida Dom José Gaspar, 500 – prédio 30).

O evento tem o apoio do Movimento Mineiro de Fé e Política.

O Encontro é destinado, preferencialmente, a militantes de grupos e práticas de fé e política e membros de pastorais e movimentos sociais.

O tema é inspirado no discurso do Papa Francisco, no Encontro com os Movimentos Populares, em 28 de outubro de 2014. Na ocasião Francisco disse que “solidariedade é uma palavra que nem sempre agrada; diria que algumas vezes a transformamos num palavrão, não se pode dizer; mas uma palavra é muito mais do que alguns gestos de generosidade esporádicos.  [Solidariedade] É pensar e agir em termos de comunidade, de prioridades da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. É também lutar contra as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, a terra e a casa, a negação dos direitos sociais e laborais. É fazer face aos efeitos destruidores do império do dinheiro: as deslocações forçadas, as emigrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e todas aquelas realidades que muitos de vós suportam e que todos estamos chamados a transformar. A solidariedade, entendida no seu sentido mais profundo, é uma forma de fazer história e é isto que os movimentos populares fazem.”.

Clique aqui para se inscrever.

Programação:
7h: acolhida e credenciamento

8h: Momento de oração

8h30: Palestra de abertura: “Proclamar a Palavra: dimensão social, política e cidadã da fé” – Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães (bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas)

9 h: Mesa de exposição – retomada das deliberações do 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, de 2015 (apresentação/avaliação dos 5 eixos)

10 h: Grupos de trabalho

13h: Intervalo de Almoço

13h50: Animação

14h: Encaminhamentos (síntese das deliberações dos grupos de trabalho)

14h30: Análise de conjuntura e eleições 2018 –  Maurício Abdalla (Professor da Universidade Federal do Espírito Santo e assessor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, organismo da CNBB)

15h30: Debate

16h: Celebração Eucarística e encerramento

Não será cobrada taxa de inscrição.

Serão fornecidos certificado de participação, almoço e lanches da manhã e da tarde aos participantes.

Outras informações:

No Nesp:  http://www.pucminas.br/nesp ou pelo telefone (31) 3319-4978 (das 9 às 18 horas)

No Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política: (31) 3428 7943