Democracia em crise e memórias de 1968 são temas de lançamentos da Editora PUC Minas

Memórias Vivas de 1968 – a prisão dos padres franceses e do diácono brasileiro em Belo Horizonte, de Michel Marie Le Ven e Rosely Carlos Augusto, e Democracia em Crise: o Brasil Contemporâneo, organizado pelos professores Robson Sávio Reis Souza, Adriana Maria Brandão Penzim e Claudemir Francisco Alves, são os mais recentes lançamentos da Editora PUC Minas. O primeiro é um importante registro da trajetória de religiosos que, em tempos de regime totalitário, lutaram pelas causas populares; o segundo reúne textos que tratam da crise da democracia no ocidente capitalista e da crise  política e institucional brasileira. Ambos lançam luz sobre a complexa realidade do Brasil contemporâneo e da década de 1960, oferecendo relevante contribuição para o debate sobre a democracia.

Com 319 páginas, Memórias Vivas de 1968 é um testemunho de religiosos, entre eles o padre francês Michel Marie Le Ven, que tiveram importante atuação em Belo Horizonte na defesa de camadas mais pobres da sociedade, engajando-se nas causas de emancipação social, política e econômica. Tudo isso no contexto do Cristianismo da Libertação, movimento pautado na defesa dos pobres e excluídos que emergiu entre as décadas de 1950 e 1960, na América Latina, e que teve, no Brasil, forte influência de teólogos franceses que aqui moravam ou cujas ordens se instalaram no país.

Com o golpe militar de 1964, leigos e religiosos engajados nas lutas populares tornaram-se alvos da repressão, como se deu com o “movimento dos padres franceses”. Conhecidos como padres do Horto, bairro da região Leste de Belo Horizonte em que atuavam, os franceses Michel Le Ven, Francisco Xavier Berthou, Hervé Croguenec e o então diácono brasileiro José Geraldo da Cruz – cujas histórias foram resgatadas no livro – estão entre os muitos religiosos perseguidos pelo regime militar em função de sua atuação. A prisão dos padres franceses e do diácono brasileiro tinha o propósito de desarticular e intimidar as lideranças juvenis, sobretudo do meio operário e estudantil, e quebrar a “ala progressista” da Igreja Católica, como explica Le Ven.

Democracia em crise: O Brasil contemporâneo

A obra Democracia em Crise: o Brasil contemporâneo, organizada pelos professores da PUC Minas Robson Sávio Reis Souza, Adriana Maria Brandão Penzim e Claudemir Francisco Alves, reúne textos de diversos autores, entre eles os cientistas políticos Otávio Soares Dulci, Rudá Ricci e Léa Souki e o jornalista João Paulo Cunha.

Essa publicação faz parte da série Cadernos Temáticos do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp), com o objetivo de divulgar artigos, ensaios, relatórios de pesquisas, entrevistas, resenhas e outras produções textuais que possam ampliar o debate e a reflexão sobre temas relevantes, sobretudo acerca da realidade brasileira. Este sétimo volume, como o próprio nome indica, dedica-se à temática da democracia, com foco no Brasil contemporâneo.

A obra foi organizada em três partes, abordando-se A Crise da Democracia no OcidenteA Crise da Democracia e a Emergência do Conservadorismo Político Econômico e Democracia e Participação Social: a crise política e institucional brasileira.

Nesp promoverá lançamento do livro sobre democracia

O Nesp promoverá uma série de lançamentos do livro Democracia em Crise: o Brasil contemporâneo. O primeiro evento será no dia 7 de março, às 19 horas, no prédio 04, auditório 01, da PUC Coração Eucarístico. Também está programado outro lançamento no Centro Loyola de Belo Horizonte (rua Sinval de Sá, 700 – bairro Cidade Jardim) no dia 13 de abril, às 19h30min. Em ambos os lançamentos haverá uma mesa redonda com alguns dos colaboradores da publicação.

Nos lançamentos promovidos pelo Nesp, a publicação será disponibilizada gratuitamente para grupos sociais e eclesiais, movimentos sociais e outras entidades de caráter público e educacional que atuem na perspectiva da formação política e cidadã, mediante o preenchimento de uma ficha de cadastro.

Para pessoas físicas,  os livros podem ser adquiridos na livraria da Editora PUC Minas e Livraria Aguiar, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), no Campus Coração Eucarístico (av. Dom José Gaspar, 500), ou pelo site  editorapucminas.br.

Mais informações pelo telefone: (31) 3319-4978

Fonte: Editora PUC Minas