Curso capacita líderes populares e agentes de pastoral em Direitos Humanos

O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de BH por meio da Comissão Pastoral de Direitos Humanos realiza o Curso de Educação Popular em Direitos Humanos. A iniciativa conta também com o apoio do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de BH (Nesp – PUC Minas).

O curso destina-se a capacitar líderes de movimentos sociais, agentes pastorais e comunitários, estudantes e promotores de direitos humanos a respeito dos compromissos e direitos da população junto ao poder público. Os temas das aulas serão os seguintes: História e Ações da Comissão Pastoral de Direitos Humanos da Arquidiocese; Fundamentos e História dos Direitos Humanos; Direitos Humanos e Política; Educação e Direitos Humanos; Direitos Humanos e Sistema Prisional; Direitos Humanos e Ecologia; Direitos Humanos e Ética; A Mídia e os Direitos Humanos; Questões de Gênero e Direitos Humanos; Mística e Direitos Humanos.

A capacitação é destinada a pessoas que se interessam por essas questões e, geralmente, já estão envolvidas no trabalho de defesa da cidadania. Entre os frequentadores estão profissionais de direito, serviço social, religiosos e pessoas que trabalham com as comunidades.

Os encontros acontecerão na Casa dos Direitos Humanos à Avenida Amazonas, 558 – 3º andar (esquina com Rua São Paulo).

Para participar é necessário fazer inscrição pelo link e pagar taxa no valor de R$ 20,00.

Informações: 3428-8046 / 344-4430

22/9/2018 Fundamentos e história dos Direitos Humanos

Exposição: Robson Sávio Reis Souza (Núcleo de Estudos Sócio-políticos PUC Minas)

29/9/2018: História da Comissão Pastoral de Direitos Humanos em BH

Exposição: Emely Vieira Salazar (Comissão Pastoral Direitos Humanos)

03/10/2018: Educação em Direitos Humanos

Exposição: Eliane Pacheco Pimenta (Comissão Pastoral Direitos Humanos)

13/10/2018: Direitos Humanos e Movimentos Populares

Exposição: Frederico Santana Rick (Vicariato de Ação Social e Política)

20/10/2018: Direitos Humanos, questões étnicas e racismo

Exposição: Maria Emília (Instituto de Direitos Humanos)

27/10/2018: Direitos Humanos e população de rua

Exposição: representante da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de BH

10/11/2018: Direitos Humanos e Sistema Prisional

Exposição: representante da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de BH

24/11/2018: Questão ambiental e Direitos Humanos

Exposição: Maria Zélia Rogedo (Comissão Pastoral Direitos Humanos)

1º/12/2018: Direitos Humanos e Diversidade

Exposição: Dr. Vladimir Rodrigues (Defensoria Pública de Minas Gerais)

8/12/2018: Mística e Direitos Humanos

Exposição: Padre Jaldemir Vitório (Faculdade dos Jesuítas – Faje)

Os certificados serão expedidos pelo Nesp (Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de BH), mediante participação em pelo menos oito sessões.