CBJP e DIAP: como a pauta dos trabalhadores foi votada no Congresso

A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), em parceria com o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), pretendem fortalecer o esforço de qualificação do voto no processo eleitoral em curso, pois o considera como decisivo à saúde democrática nacional.

Em nosso país, historicamente, dá-se mais destaque à eleição Presidencial e se secundariza a do Congresso Nacional, o que não poucas vezes leva ao descolamento de representantes e representados com o um fosso entre os anseios populares e as votações nas casas legislativas.

Para superar esse grave problema para democracia brasileira, torna-se imprescindível divulgar como votou em matérias de interesse da sociedade cada parlamentar ao longo dos últimos 4 anos.

O DIAP, reconhecidamente dotado de expertise na produção de conhecimento da dinâmica legislativa, tendo como prisma os interesses do mundo do trabalho e dos setores mais vulneráveis da sociedade, apresenta o subsídio no link a seguir: https://www.diap.org.br/index.php/publicacoes/viewcategory/99-diagnostico-das-eleicoes-2018

Este estudo será um precioso instrumento para estimular o voto consciente e cidadão. Com base na riqueza de informações contidas no documento em evidência, esperamos que as comunidades e a sociedade civil delas se apropriem e que as eleições de 2018 sejam um passo decisivo rumo a uma sociedade justa e solidária.

Fonte: Carlos Moura – Secretário Executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB