Mensagem dos bispos de Belo Horizonte sobre Eleições 2018 – segundo turno

“Bem aventurados os que promovem a paz” (Mt 5,9)

ELEIÇÕES 2018 –

Do Arcebispo Metropolitano e Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte

Aos cristãos católicos, fraternalmente a todos os cristãos e aos homens e mulheres de boa vontade!

O contexto eleitoral brasileiro, marcado por intolerâncias, extremismos, polarizações e discriminações tem impactado destrutivamente os relacionamentos entre pessoas, famílias, Igrejas e segmentos sociais.

A sociedade brasileira sofre com as fragilidades de um sistema político que necessita de reformas urgentes.

O povo brasileiro deve se mobilizar para fortalecer a democracia e caminhar rumo ao desenvolvimento integral e sustentável, promovendo inclusão e bem-estar, principalmente, dos mais pobres.

Princípios fundamentais e irrenunciáveis:

Os cidadãos, na liberdade de suas escolhas, devem se orientar por critérios capazes de promover a justiça, a fraternidade e a solidariedade à luz do Evangelho de Jesus Cristo, que permite enxergar estes princípios:

  1. Valorizar e promover a família, defendendo a vida em todas as suas etapas, da fecundação ao declínio natural, opondo-se à legalização e prática do aborto, ao uso das drogas e à pena de morte.
  2. Cuidar dos pobres, por meio de políticas públicas efetivas, para combater a desigualdade social, a exclusão e todo preconceito.
  3. Promover efetivamente a paz, tornando-a princípio intrínseco das políticas públicas e das ações de Governo, na contramão do discurso do ódio e da discriminação.
  4. Garantir a liberdade religiosa e a identidade própria do Estado Laico.
  5. Promover e comprometer-se, incondicionalmente, com o Estado Democrático de Direito, garantindo a todos a participação política e o acesso a direitos socioeconômicos e culturais.
  6. Governar respeitando a autonomia e promovendo a harmonia entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, sempre a serviço do povo brasileiro, opondo-se a todo corporativismo.
  7. Regulamentar – jurídica, técnica e politicamente – o cuidado da natureza, preservando o Planeta Terra, nossa Casa Comum, para superar a perniciosa idolatria do dinheiro e do lucro.
  8. Acolher e respeitar as ricas diferenças que marcam a sociedade brasileira, combatendo a violência e tudo aquilo que a promove.
  9. Combater, efetivamente, os esquemas de corrupção em todos os níveis e segmentos da sociedade para banir a depredação de valores ético-morais e do Bem Comum.
  10. Respeitar a Constituição Federal, que determina em seu Art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”

CONVOCAMOS todos a adotar o horizonte educativo e iluminador do Sermão da Montanha – em Mateus 5, 1-7,29 – que reúne princípios incomparáveis para qualificar a cidadania e reconstruir a sociedade brasileira.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo – Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães – Bispo Auxiliar

Dom Edson José Oriolo dos Santos – Bispo Auxiliar

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda – Bispo Auxiliar

Dom Geovane Luís da Silva – Bispo Auxiliar

Dom Vicente de Paula Ferreira – Bispo Auxiliar