Boletim “Contextus”: Demagogia nas campanhas eleitorais e seus impasses para a democracia

Em 10/07/2019

Está no ar a nova edição de Contextus (edição 33, julho de 2019) – boletim de análise de conjuntura produzido pelo Nesp

No mês de julho de 2019, duas discussões fundamentais perpassam a edição de Contextus ,dedicado à análise de alguns fatos que marcaram o primeiro semestre de Romeu Zema (Novo) como governador de Minas Gerais.

A primeira se refere à discrepância entre o discurso feito durante a campanha eleitoral para governador e as práticas adotadas depois, no dia a dia da administração pública. A segunda discussão diz respeito à constatação de que há um claro projeto político em andamento, ainda que, paradoxalmente, seus proponentes apresentem tal projeto como puramente técnico e antipolítico.

Ao dar visibilidade para as contradições entre o discurso eleitoral e a prática de gestão, espera-se pôr em evidência o estado de fragilidade em que a sociedade se encontra para proteger-se frente a discursos eleitoreiros e vazios que se perpetuam em diferentes pleitos eleitorais.

Como dito acima, a segunda discussão subjacente a esta análise é o reconhecimento de que existe um projeto político em andamento no estado. Na leitura deste Contextus se  pressente a existência de um projeto político travestido de um autodeclarado tecnicismo e da recusa ao modo tradicional de operação da política.

Na composição da presente análise, são acompanhados os principais embates durante a tramitação da reforma administrativa na Assembleia Legislativa e que culminaram com a proibição do pagamento de jetons e com o impasse em torno do valor a ser pago em salário aos secretários de governo.

Outro tema enfrentado é a adesão do estado de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal, nos termos propostos pelo Governo Federal. Esse assunto deve dominar a atenção, tanto no Executivo como no Legislativo, pelo menos ao longo do próximo semestre.

Leia o boletim Contextus na íntegra. Acesse a edição.