Livros e Cartilhas

Caderno Temático n. 8: Religião, política e transformação social: experiências de fé (2018)

Este livro – uma parceria entre o Nesp e o Cefep – reúne reflexões sobre os desafios contemporâneos da democracia contemporânea num contexto de descrédito das instituições e de negação da política como meio de transformação social. Na segunda parte, concentram-se leituras sobre os desafios de uma ação política que coloquem a Igreja Católica “em saída”, como propõe o Papa Francisco. Por fim, apresentam-se depoimentos de mulheres que, engajadas na ação social e política, realizam sua fé cristã. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 7: Democracia em crise: o Brasil contemporâneo (2017)

Publicado sob o calor dos acontecimentos políticos que abalaram a ordem democrática brasileira, este livro se organiza em três partes. A primeira delas lança luz sobre a crise da democracia que, de maneira mais ampla, afeta diversos países do Ocidente capitalista. A próxima seção analisa a escalada e a expansão do conservadorismo político e econômico no Brasil. Por fim, a última parte do livro reúne artigos que refletem sobre os desafios da participação social e os impasses da democracia após o golpe de estado de 2016.

Esta publicação está dividida em dois arquivos .pdf: Democracia em Crise – Parte I e Democracia em Crise – parte II

Caderno Temático n. 6: A convivência com o semiárido: fé, política e resistência (2016)

Este número dos Cadernos resulta de uma parceria entre o Nesp e o observatório Social do Nordeste. Nele se faz uma clara oposição a certa visão que tradicionalmente atribui os problemas do Nordeste à seca, cuja solução seria a construção de obras portentosas – um modelo que enriquece poucos à custa da grande maioria da população. A convivência com o semiárido orienta o desenvolvimento sustentável por meio do incentivo a práticas econômicas adequadas às potencialidades e aos limites daquele ecossistema. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 5: Igreja e sociedade: análises em perspectiva (2015)

Na primeira parte desta edição, o leitor é confrontado com os desafios vividos pela Igreja Católica para manter atual, nestes tempos, a mensagem do Evangelho. Na segunda parte do livro, o leitor é convidado a refletir sobre o papel que os meios de comunicação têm desempenhado na sociedade brasileira em um período de contestação das instituições e dos valores democráticos. A terceira parte é dedicada à análise do impasse que, na época desta publicação, já vinha se instalando na sociedade brasileira e que viria a culminar numa severa ameaça à democracia no País. Finalmente, a quarta parte deste livro reúne documentos que marcaram a fundação e a trajetória do Núcleo de Estudos Sociopolíticos – o Nesp. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 4: 50 anos do golpe civil-militar: a Igreja e a Universidade (2014)

O quarto livro da série Cadernos Temáticos foi produzido para relembrar o golpe civil-militar que mergulhou o Brasil em décadas de arbítrio, autoritarismo e violência de Estado. Passado meio século desde o 31 de março de 1964, nada há a comemorar. Todo motivo de festa está associado não ao golpe, mas à vida de tantas pessoas que ousaram pensar que um modelo diferente era necessário e possível. Este livro tem o o intuito de deixar ressoar essas variadas vozes que reavivam a memória dos fatos ocorridos no Brasil a partir de 1964.

A versão em .pdf está disponível aqui: Livro – 50 anos do golpe civil-militar – final

Eleições 2014: Seu voto tem consequências: um novo mundo, uma nova sociedade (2014)

Esta cartilha foi publicada com o apoio da CNBB e produzida por vários organismos (CEFEB, CNLB, CBJP, ISER) e com a participação do Nesp. Com o intuito de reunir informações e promover a reflexão sobre o País, cada capítulo da cartilha é organizada como um roteiro de reuniões. A proposta é que grupos de fé e política e outros grupos de reflexão pudessem se servir desses textos como material preparatório às eleições que ocorreriam em outubro de 2014. (Cartilha disponível aqui)

Caderno Temático n. 3: Fé, política e cidadania: pesquisas (2013)

Este terceiro caderno conjuga em seu título três questões que integram a existência do cristão no mundo: a vivência da fé, a ação política e o exercício da cidadania. Aqui se apresentam os resultados de pesquisas que têm em comum o propósito de promover a reflexão sobre a ação dos cristãos católicos na Arquidiocese de Belo Horizonte, com vistas ao aprimoramento de sua atuação no firme propósito de construção de uma sociedade justa e fraterna.

Caderno Temático n. 2: Ética e corrupção: dilemas contemporâneos (2012)

Este segundo caderno temático é fruto de uma parceria entre o Nesp, o Departamento de Filosofia da PUC Minas e o Ministério Público Estadual que juntos promoveram, em 2012, o seminário “Ética e Corrupção: dilemas contemporâneos”. O seminário integrou dois outros projetos mais amplos. O primeiro, “O que você tem a ver com a corrupção”, desenvolvido pelo MPE; o segundo, “Eleições 2012: voto na cidade”, realizado pelo Nesp. Esta publicação traz o registro do seminário, discutindo os dilemas éticos frente à corrupção na vida cotidiana; os conflitos e contradições da cobertura midiática sobre o tema; e a presença da corrupção na política. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 1: Acompanhamento do Legislativo: o que é e como fazer (2011)

A série Cadernos Temáticos do Nesp foi inaugurada com uma proposta metodológica de acompanhamento das atividades do Poder Legislativo. Neste livro apresenta-se um projeto que foi desenvolvido ao longo de três anos pelo Nesp, em virtude do qual foi criado e difundido um instrumental metodológico que, ofertado à sociedade civil, pudesse fomentar o desenvolvimento da participação política ativa dos cidadãos junto ao Parlamento estadual e municipal, visando ao incremento de ações voltadas para o monitoramento dos poderes públicos. (Livro disponível aqui)

Organizando grupos de fé e política (2007)

Esta cartilha tem a finalidade de estimular a criação de grupos de reflexão e ação política. Foi elaborada para ser um suporte para os que acreditam que a política é um meio importante para a consolidação de uma sociedade mais humana. Deverá ser usada em grupos de pessoas que querem crescer na fé cristã e na participação cidadã. Este subsídio faz parte de um projeto que, em cada ano eleitoral, o Nesp realiza com o objetivo de provocar a discussão sobre questões candentes da sociedade brasileira. (Cartilha disponível aqui)

Eleições 2006: Somos chamados a participar (2006)

Esta cartilha foi produzida pelo Nesp e publicada pela Arquidiocese de Belo Horizonte com roteiros de encontros para grupos de reflexão. Entendendo a política como uma das mais altas expressões da caridade cristã, os textos incentivam o voto esclarecido e consciente. Estimulam também a participação efetiva dos cristãos no processo eleitoral. Pressupõe-se que as mudanças sociais, numa democracia, ocorrem pela via política. Por isso, uma sociedade mais justa, solidária e verdadeiramente comprometida com os valores evangélicos não pode surgir a menos que se invista em uma formação política dos cidadãos com esse mesmo espírito evangélico. (Cartilha disponível aqui)

Acesse o antigo “Blog do Nesp” aqui.