Eleições 2012: Voto na cidade

Dentro das atividades do projeto Eleições 2012: voto na cidade, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), órgão da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte, começou a distribuir a cartilha Acompanhamento do Legislativo: o que é e como fazer, para todas as paróquias e congregações religiosas da Arquidiocese de Belo Horizonte, além de pastorais sociais, grupos de fé e política e alguns movimentos sociais.

A publicação ajuda a entender, passo a passo, as ações e o funcionamento do Parlamento, estimulando os cristãos em ações de monitoramento desse poder, assim como a criação de Grupos de Acompanhamento do Legislativo.

A cartilha, de 57 páginas, também está disponível no site www.pucminas.br/nesp. Ela foi criada a partir de uma ampla pesquisa aplicada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos anos de 2009 a 2011, numa parceria entre o Nesp e a ONG Democracia Ativa.

O objetivo da publicação é incentivar as diversas possibilidades de grupos e coletivos a se organizarem para acompanhar os poderes públicos, em particular o Legislativo, que tem duas funções nos regimes democráticos: fiscalizar o Poder Executivo e legislar.

Nos dias 17 e 18 de março, a cartilha do Nesp foi apresentada aos participantes do Seminário Nacional das Escolas de Fé e Política, promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunindo representantes de 17 escolas de fé e política ligadas a várias dioceses brasileiras. Várias dessas escolas usarão o material a partir deste ano.


Produção de DVD’s
Para o segundo semestre de 2012, dentro do projeto Eleições 2012: voto na cidade, o núcleo já trabalha na produção de um DVD com 10 programas de cinco minutos cada um. Os programas de vídeo – uma inovação em termos de metodologia de educação visando o processo eleitoral – estão sendo elaborados numa linguagem direta e objetiva. Serão apresentados temas relativos ao compromisso dos cidadãos com a melhoria do sistema eleitoral, além de estimular o eleitor na escolha e acompanhamento de candidatos.

Mais informações: (31) 3319-4978 ou nesp@pucminas.br.