Arquidiocese de Belo Horizonte lança o projeto “Eleições 2008”

A Arquidiocese de Belo Horizonte, através do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), inicia um grande Projeto de Formação para as Eleições 2008. A proposta é envolver toda a Igreja, de fevereiro a setembro, numa ação articulada com atividades nas paróquias, realização de vários seminários temáticos na PUC Minas e veiculação de conteúdos de formação através dos veículos de Comunicação da Arquidiocese (Rádio América, Jornal de Opinião e TV Horizonte).

O lançamento, no dia 23 de fevereiro, atraiu mais de duzentas pessoas de várias partes do estado: Betim, Igarapé, Pedro Leopoldo, Contagem, Santa Luzia, Nova Lima, Ibirité, Sabará, além de Belo Horizonte.

Segundo o bispo auxiliar Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, a Igreja tem consciência que os cristãos de suas comunidades capazes e com postura ética precisam entrar no exercício político e ocupar espaços institucionais nos legislativos e executivos. “Nós queremos que os cristãos católicos se encontrem e se articulem para apoiar nomes que estão à altura do que o país precisa, ajudando a elaborar programas, propostas e a eleger esses candidatos”, assinalou dom Mol, lembrando que aos leigos é dada essa tarefa, uma vez que os padres exercem o ministério eclesial, portanto, uma atividade incompatível com o envolvimento político-partidário.

Segundo Robson Sávio, esse é um projeto inédito da Igreja no país, uma vez que está voltado não apenas para o esclarecimento do indivíduo no período eleitoral, mas para uma formação mais permanente. “É um compromisso da Arquidiocese com uma ação mais qualificada e transformadora, que se estenderá no curto, médio e longo prazo”, assinalou. Também apontando para a importância de que os homens e mulheres de bem ocupem os espaços públicos, Adriana Penzim sustentou: “Temos um compromisso com as práticas transformadoras que envolvem a construção de um espaço social de justiça e paz. Isso se conquista com a formação e o exercício da cidadania”.

Para as Paróquias, serão produzidos textos, em forma de folhetos, sobre temas relevantes a respeito do processo eleitoral e das eleições. De acordo com Robson Sávio, da equipe do Nesp, “os textos informativos terão conteúdos baseados nos princípios da Doutrina Social da Igreja. Incentivarão à participação política de todos os cidadãos e cidadãs, na construção de municípios mais democráticos e igualitários, por meio de eleições pautadas pela ética e isentas de corrupção. É importante ressaltar que, em situação alguma, os folhetos conterão indicação de candidatos, que devem ser escolhidos a partir de um discernimento comunitário”, afirma. Estes textos poderão ser utilizados nas celebrações ou nos grupos eclesiais, no último domingo de cada mês.

Os seminários temáticos, que serão realizados, na PUC Minas, no quarto sábado de cada mês, visarão o aprofundamento dos temas abordados nos folhetos mensais. Serão convidados, como palestrantes e debatedores, professores, pesquisadores e lideranças que possam oferecer aos cristãos da Arquidiocese condições de ampliar a reflexão sobre tais conteúdos, expandindo o debate e promovendo uma maior compreensão sobre a temática em suas comunidades, paróquias, grupos sociais, pastorais etc.

Fortalecendo o Projeto, os veículos de Comunicação da Arquidiocese pautarão, em suas grades de programação, o mesmo tema proposto, no mês (pelo folheto e pelo seminário temático). Serão entrevistas, debates, informativos, vinhetas etc.