Seminário de avaliação acontecerá no dia 29 de novembro

O seminário final de avaliação do Projeto Eleições 2008 está programado para o dia 29 de novembro, sábado, a partir das 14 horas, no prédio 43, da PUC Minas no bairro Coração Eucarístico.

O evento será coordenado pelo reitor da PUC e bispo-auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Oitavo seminário pautou a ética na política

O seminário temático do mês de setembro tratou do tema da ética na/da política. As professoras Adriana Penzim (do Nesp) e Bertha Maakaroun (da PUC Minas), discorreram sobre a origem do termo “ética”, destacando que as implicações da vivência da ética exigem uma postura do ser humano em relação à vida, à justiça e à liberdade.

Ademais, como destaca o texto do boletim número oito do Projeto, “falar de ética da política é dizer que a política deve ser a realização dos princípios éticos na esfera pública. E quando se pergunta quais seriam os princípios éticos fundamentais, isto é, aqueles dos quais não se pode abrir mão, a resposta está nos Direitos Humanos. No mínimo, os direitos que, tendo sido incluídos na Constituição, tornaram-se direitos extensivos a todos os cidadãos de um País. Ou seja, a política como atividade humana deve ser regida pelo cumprimento dos Direitos Humanos, segundo sua hierarquia: os direitos referentes à vida devem prevalecer sobre os direitos referentes às coisas, e os direitos referentes ao bem de todos devem prevalecer sobre os direitos referentes ao bem particular. Por exemplo: se for obrigado a cortar custos, o governo deve cortar antes o gasto com o pagamento da dívida pública do que os gastos com saúde e educação.Neste ponto, a Ética fundamentada na razão moderna encontra-se com a “regra de ouro” da ética tradicionalmente ensinada pelas religiões: “não fazer nem permitir que seja feito aos outros aquilo que não queremos que nos façam”.

Projeto desenvolvido pelo Nesp tem repercussão nacional

O Projeto Eleições 2008 apresentou uma nova metodologia de ação,  envolvendo a igreja particular de Belo Horizonte, numa ação articulada e coordenada, com três eixos de atuação:

a) atividades de formação nas paróquias (ou grupos eclesiais), utilizando-se de boletins mensais voltados para o incentivo à participação política de todos os cidadãos e cidadãs, na promoção de municípios mais democráticos e igualitários, por meio de eleições pautadas pela Ética e isentas de corrupção;

b) seminários temáticos de aprofundamento dos temas mensais, na PUC Minas; e

c) programas sobre os temas abordados mensalmente nos boletins impressos,  nos veículos de comunicação da Rede Catedral de Comunicação Católica (rádio América, TV Horizonte e Jornal de Opinião).

A metodologia do projeto foi replicada em várias dioceses, arquidioceses,  centros de formação política, como o Centro Federal de Fé e Política Dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e  movimentos eclesiais de âmbito nacional, como o Conselho Nacional do Laicato Brasileiro.