Dom Mol: Igreja tem o dever de colaborar com a formação ética do povo

dom-joaquim-mol

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que participa da 55ª Assembleia Geral dos Bispos, disse que, ao final do evento, que prossegue até 5 de maio em Aparecida (SP), a tendência da assembleia “é se posicionar fortemente contra tudo o que significa perda de direitos, desmantelamento da sociedade e tudo o que concorre para se colocar um basta na corrupção, um basta na sobreposição dos interesses corporativistas, pessoais e individuais sobre o interesse coletivo e o bem comum”. A afirmação foi feita durante entrevista concedida à TV Aparecida.

Dom Mol ressaltou que “a crise que a gente vive é, sim, política, é econômica, mas a grande crise, que a Igreja e a CNBB têm dito constantemente, é a crise ética, de moral, de caráter”.

E prosseguiu: “Faltando isto, as pessoas que burlam, as que não cuidam dos seus princípios éticos, quando entram no serviço público, na direção da economia, da política, da sociedade e também da Igreja, só fazem mal, fazem mal a si, ao conjunto da sociedade e ao desenvolvimento da Nação, de um país”.

Ele destacou, ainda,   o papel fundamental da Igreja  em poder e dever colaborar com a formação da consciência ética e moral do povo.

Assista a entrevista, na íntegra,  aqui.

Noutra entrevista concedida à TV Aparecida no último dia 28, quando ocorreu uma greve geral no país, Dom Mol faz uma análise da conjuntura política atual e afirma: “Vivemos um tempo de democracia participativa… Que aqueles/as que foram eleitos/as para concretizar a democracia representativa sejam sábios/as para escutar o clamor dos cidadãos… Nunca tivemos um momento como este com tanta convergência para um pensamento totalmente contrário ao que está sendo proposto pelo governo… Só há um caminho para o povo brasileiro: sair para as ruas e dizer que não está satisfeito, que não quer este caminho que está sendo imposto pelo governo.”

Veja essa entrevista aqui.

Fonte: com o Portal PUC Minas