Metade da Câmara de Belo Horizonte pretende disputar vaga de deputado

Nos bastidores da Câmara Municipal de Belo Horizonte o que não falta é especulação sobre nomes que podem disputar, nas eleições de 2018, um cargo na Câmara Federal ou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Alguns parlamentares já apostam que dos 41 vereadores da Casa, pelo menos 20 deles podem disputar a preferência nas urnas.

Publicamente, poucos assumem que pretendem candidatar-se e fazem questão de ressaltar que ainda “está cedo para se pensar e discutir sobre eleição”. No entanto, nos corredores do Legislativo o assunto é outro. Já há vereadores que, na prática, têm feito campanha. Além de “turbinarem” a relação com os eleitores, esses parlamentares têm visitado cidades do interior e da região metropolitana da capital mineira com o intuito de ampliar a base de eleitores.

“Outros, assim como eu, estão testando, nesse momento, o nome para ver se vale a pena, se realmente compensa gastar dinheiro em uma campanha”, afirmou um vereador que está mirando uma vaga na Assembleia mineira.

Com a grave crise política que assola o país, os possíveis candidatos também estão de olho em Brasília, onde está sendo discutida a reforma política. Neste momento, dois tipos de sistema eleitoral estão sendo mais comentados. O primeiro é o “distritão”, em que os candidatos mais votados são os eleitos. Já, de outro lado, há a proposta de lista fechada, cujos nomes são decididos pelos partidos, e o eleitor vota no partido, e não mais nos candidatos isoladamente.

A maioria dos vereadores pretende disputar uma cadeira na Assembleia de Minas. Os nomes mais comentados são os dos novatos Catatau da Itatiaia (PSDC), Doorgal Andrada (PSD), Jair di Gregório (PP), Pedro Bueno (PTN), Osvaldo Lopes (PHS) e Rafael Martins (PMDB).

Já entre os “veteranos”, figuram Autair Gomes (PSC), Gilson Reis (PCdoB), Henrique Braga (PSDB), Juliano Lopes (PTC), Juninho Los Hermanos (PSDB) e Professor Wendel (PSB). Na esfera federal, ventilam-se os nomes de Bim da Ambulância (PSDB), Bispo Fernando Luiz (PSB) e Wellington Magalhães (PTN). (Fransciny Alves)

“Pré-candidatos”

Autair Gomes (PSC)
Bim da Ambulância (PSDB)
Bispo Fernando Luiz (PSB)
Catatau da Itatiaia (PSDC)
Doorgal Andrada (PSD)
Gilson Reis (PCdoB)
Henrique Braga (PSDB)
Jair di Gregório (PP)
Juliano Lopes (PTC)
Juninho Los Hermanos (PSDB)
Osvaldo Lopes (PHS)
Pedro Bueno (PTN)
Professor Wendel Mesquita (PSB)
Rafael Martins (PMDB)
Wellington Magalhães (PTN)

Fonte: Coluna A.Parte, Jornal O Tempo, em 11/06/2017