Definida a programação do 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

 

Em reunião realizada no último dia 29/08, os membros do Coletivo de Fé e Política da Arquidiocese de BH definiram a programação do 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política.

Como ocorre a cada dois anos, o encontro reunirá lideranças e militantes de grupos de fé e política e pastorais sociais e cristãos comprometidos com práticas transformadoras que atuam em movimentos sociais e sindicais nos 28 municípios da Arquidiocese. Lideranças de outras dioceses que queiram participar do encontro poderão entrar em contato com o Nesp, que garantirá as vagas.

O evento acontecerá no dia 25 de novembro (sábado) durante todo o dia na PUC Minas, Campus Coração Eucarístico.

A reunião do Coletivo fez as seguintes deliberações:

1. Tema do encontro: “Política da Solidariedade: Pensar e Agir

2. Motivação: “Solidariedade é uma palavra que nem sempre agrada; diria que algumas vezes a transformamos num palavrão, não se pode dizer; mas uma palavra é muito mais do que alguns gestos de generosidade esporádicos. É pensar e agir em termos de comunidade, de prioridades da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. É também lutar contra as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, a terra e a casa, a negação dos direitos sociais e laborais. É fazer face aos efeitos destruidores do império do dinheiro: as deslocações forçadas, as emigrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e todas aquelas realidades que muitos de vós suportam e que todos estamos chamados a transformar. A solidariedade, entendida no seu sentido mais profundo, é uma forma de fazer história e é isto que os movimentos populares fazem.” (Discurso do Papa Francisco no Encontro dos Movimentos Populares, 28 de outubro de 2014).

3. Programação

7 horas: acolhida e credenciamento 

8 horas: Mística 

8h30: Mesa de abertura: retomar as deliberações do 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, de 2015 (apresentação/avaliação dos 5 eixos)

– “Formação e comunicação e ação”: expositores Adriana e/ou Claudemir (Nesp)

– “Atuar na Igreja para atuar na sociedade e Políticas públicas e atuação na institucionalidade”: Frederico Santana – Veasp (considerar projeto “Proclamar a Palavra”)

– “Organização e ação”: (definir expositor)

10 horas: Grupos de trabalho  – serão definidos a partir das inscrições on line referenciadas nos 5 eixos

13 horas: almoço

13h50: animação

14 horas: Encaminhamentos (síntese das deliberações dos grupos de trabalho)

14h30: Análise de conjuntura e eleições 2018 (ainda definindo o formato e convidados)

15h30: Debate

16:00: Celebração e encerramento

As próximas reuniões do Coletivo Arquidiocesano acertarão detalhes da programação.

As inscrições, on line, para o 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política acontecerão a partir da última semana de setembro, em várias plataformas digitais, inclusive no site do Nesp.