Contextus: ELEIÇÕES DE 2018, os cenários em Minas Gerais

A nova edição de Contextus, boletim de análise de conjuntura produzido pelo Nesp, se dedica à análise dos cenários para o primeiro turno das eleições de 2018 no estado de Minas Gerais.  Num primeiro momento aborda as principais forças que, neste ano, atravessam e, possivelmente, condicionam as disputas entre os partidos.

Entre tais fatores destacam-se o alijamento e o consequente baixo interesse da população pelo processo de formação das chapas e das coligações entre os partidos. Considera-se esse fenômeno não apenas como efeito de um “natural” descaso da população com os acontecimentos da esfera pública e política da vida.

Ao contrário, constata-se, no próprio funcionamento dos partidos políticos, uma ação que repele a participação popular. Nesse contexto também se discute a baixa representatividade das mulheres nas eleições e na política brasileira.

Também o distanciamento do Congresso Nacional, insulado em disputas de interesses menores é apontado como responsável por esse alheamento dos cidadãos da vida política do país. Além disso, os representantes do povo no Legislativo vêm se mostrando fechados em um fisiologismo estéril do ponto de vista da população.

A segunda força externa que tem o potencial de determinar os rumos das eleições deste ano é a intervenção judicial nos processos políticos. O texto analisa a dupla face desse fenômeno: a judicialização da política e a politização da Justiça.

O terceiro centro de força que enquadra essas eleições é constituído, de um lado, pela mídia empresarial; de outro, estão as redes sociais. Estas podem ser um espaço importante de manifestação política daquelas vozes dissonantes silenciadas pela grade mídia.

Duas questões adicionais caracterizam essas eleições em 2018: o fenômeno das Fake News e o uso de meios eletrônicos para monitorar e coagir a opinião pública.

Por fim, a última parte de Contextus procura resumir e analisar os rumos que estão sendo tomados pelos principais partidos políticos no estado mineiro.

LEIA CONTEXTUS CLICANDO AQUI >>>