OBSERVATÓRIO DAS DESIGUALDADES: Que vidas importam? Violência, repressão e encarceramento em uma sociedade desigual

O Observatório das Desigualdades (OD) é o resultado de uma parceria entre a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Conselho Regional de Economia der Minas Gerais (Corecon-MG). Criado em agosto de 2018, é um projeto de extensão do curso de Administração Pública da FJP que busca contribuir com o debate informado sobre as diferentes faces da desigualdade social, os mecanismos que as produzem e reproduzem e as formas de enfrentá-la, difundindo e tornando mais acessível o conhecimento e as informações sobre o tema. 

“Tema recorrente na agenda pública, o debate quanto às desigualdades surge nos mais diversos ambientes. Discussões sobre desigualdades são, por vezes, extremamente acaloradas, mostrando que estamos lidando com questões que tocam alguns dos nossos valores e paixões mais caros. No entanto, nem sempre temos informações suficientes para formarmos, de maneira autônoma, uma opinião consequente sobre os desafios que as desigualdades nos colocam, em Minas Gerais, em nosso país e, cada vez mais, às possibilidades de uma existência digna e pacífica em nosso mundo”, informa o OD em seu primeiro boletim, lançado em outubro de 2018.

O boletim de maio de 2019 do OD trata da temática da violência e da segurança pública, que “constitui um foco importante do debate social contemporâneo, e a demanda pelo seu enfrentamento vai ganhando destaque na agenda pública. Em um campo em que a insegurança e a desconfiança são ingredientes constantes, contudo, as respostas tendem a ser reativas e emocionais e apontam para o aumento da repressão policial, do recrudescimento penal, do encarceramento e da flexibilização da posse e do porte de armas como meios de defesa pessoal dos cidadãos.”

Segundo o OD, “como sempre acontece, o medo e a raiva são péssimos conselheiros, e é preciso que a razão e reflexão informada guiem nossas escolhas e orientem o debate público. Nesse contexto, o boletim de maio (link abaixo) pretende dar sua contribuição abordando a segurança pública no cenário nacional e sua relação com a desigualdade em dois sentidos.

Você pode acessar o boletim “Que vidas importam? Violência, repressão e encarceramento em uma sociedade desigual” no link:
http://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/OD4.pdf