Prefeito de BH, Alexandre Kalil, que rejeitava a “velha política”, filia-se ao PSD

Alexandre Kalil

Em 17/06/2019.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, oficializou na tarde do dia 13/06, durante cerimônia no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a sua filiação ao PSD.

O PHS, legenda pela qual o prefeito de BH disputou e foi eleito para o cargo de prefeito em 2016, não alcançou a meta estabelecida pela cláusula de barreira nas últimas eleições e, com isso, caminha para a fusão com o Podemos.

Na cerimônia na ALMG, Kalil afirmou que escolheu a legenda por sentir firmeza em suas ideias. “Honradamente dou esse passo na minha vida, mas especialmente pelas conversas que tive com o presidente do partido, pela amizade que tenho com membros dele, pela posição do partido, de ser liberal, democrático, sem radicalizações. Isso tudo me levou a ele”, explicou Kalil.

Porém, o PSD está totalmente vinculado a chamada “velha política’ que Kalil tanto combateu durante a campanha eleitoral, em 2016. O Partido Social Democrático (PSD) tem a fama de ser uma legenda fisiológica, integrante no Congresso do chamado centrão, um grupo de políticos pragmáticos que não possuem um posicionamento político/ideológico definido. Segundo o site Os Novos Inconfidentes, “o Centrão é a quintessência da velha política voltada para conchavos e negociações nem sempre republicanos; a turma do toma-lá-dá-cá”.

Kalil também assumiu a presidência estadual do PSD, posto que lhe garante a condição de comandante das articulações políticas para as eleições municipais de 2020 no Estado. Pesquisas de intenção de voto apontam Kalil com excelente avaliação popular. Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas em 1º de abril deste ano sobre as intenções de voto dos belo-horizontinos em relação à eleição municipal de 2020 apontam que o prefeito de BH aparece à frente nas intenções de votos dos entrevistados em todos os cenários e foi aprovado por 73,2% dos entrevistados.

De acordo com o presidente nacional do PSD, o ex-prefeito e ex-ministro Gilberto Kassab, a meta é que o PSD dispute o pleito em todas as capitais do país, nos municípios que tenham mais de 100 mil habitantes e nos que tenham sinal de TV. “ É evidente que sempre haverá exceções. Se Kalil nos procurar e ponderar que em alguma cidade deva ter alguma exceção, é evidente que será atendido”, pontuou o ex-ministro.

Mantendo um discurso populista, Kalil afirmou que o partido precisa olhar para o povo que mais precisa. “Nós temos que fazer uma operação de coração. Sem vender o que não pode cumprir”, contou. O prefeito também ressaltou ter uma boa equipe à disposição.

Segundo o portal O Tempo, uma possível ida do senador Antonio Anastasia do PSDB para o PSD ganhou força nos últimos meses, principalmente após ele ter se reunido na capital, em abril, com Kalil, Kassab e o senador Carlos Viana (PSD). Apesar disso, o tucano nega a possibilidade. Na ALMG, Gilberto Kassab afirmou que as portas estão abertas ao senador, entretanto negou que tenha conversas nesse sentido.

Já Kalil defende que é preciso intensificar as forças para levar Anastasia para a legenda. “Eu, diferentemente do ministro Kassab, que tem toda a sua vivência política, se precisar, eu pego o professor Anastasia a laço e trago ele para o partido. Ajoelho no pé dele”, disse aos risos.

Fontes: Jornal O Tempo, site Os Novos Inconfidentes, jornal Hoje em Dia e G1 (todos com edição). Foto: O Tempo.