[CONTEXTUS]: Partidos políticos se preparam para as eleições municipais de 2020

Em 02/09/2019

A nova edição de Contextus (informativo de análise de conjuntura produzido pelo Nesp/PUC Minas) inaugura o acompanhamento que se fará, nas próximas publicações, sobre a conjuntura das eleições municipais de 2020, com destaque para o município de Belo Horizonte. O cenário da disputa de 2020 tende a ser notavelmente complexo, sob a ação de numerosas variáveis extrínsecas ao território municipal, mas que têm a potencialidade de modificar decisivamente a correlação de forças local.

Olhando para esse cenário eleitoral a treze meses da votação, já se fazem sentir as muitas questões nacionais e estaduais que provavelmente se entrecruzarão com o debate local. Por um lado, os rumos e o andamento do governo Bolsonaro podem reverberar. Do mesmo modo, aqui em Minas, pressentem-se desdobramentos de escolhas possivelmente impopulares (como exemplificam o projeto das privatizações e a retirada de direitos do funcionalismo) que vêm sendo delineadas no governo estadual.

Essas e outras situações são apreciadas como elementos do cenário mais amplo em meio ao qual estão se dando as articulações preparatórias para a próxima disputa eleitoral no município de Belo Horizonte. Analisa-se também o impacto das mudanças nas regras eleitorais que impediram a coligação entre partidos para as eleições de vereadores.

Também são discutidos o difícil controle sobre a disseminação de notícias fraudulentas por meio de redes sociais e as iniciativas de movimentos empresariais para contornar a proibição do financiamento eleitoral por pessoas jurídicas.

Por fim, faz-se uma crônica sumária das principais articulações que estão acontecendo nos partidos políticos, com vistas à formação das chapas que disputarão a eleição para prefeito na capital mineira.

Acesse o novo boletim Contextus, clicando AQUI >>>