Mineiros são contra a venda da Cemig e da Copasa

Em 17/10/2019, do Blog do Lindenberg e “Os Novos Inconfidentes”

Mineiros são contra a venda da Cemig e da Copasa Pesquisa sobre a expectativa do povo mineiro em relação ao governo estadual, ao federal e a pautas de interesse público foi apresentada pela AMM.

Um levantamento feito pelo Instituto MDA, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), pela primeira vez, de 23 a 27 de setembro de 2019, aponta aprovação de 54,5% dos pesquisados à gestão de Romeu Zema e equilíbrio entre aprovação (39,5%) e reprovação (33%) do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Os resultados foram apresentados na coletiva à imprensa nesta quarta-feira (16), na sede da Associação com a presença do presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, e do diretor-executivo da MDA, Marcelo Souza.

Na pesquisa, foram avaliadas questões importantes, como: opinião das pessoas sobre a privatização da Cemig (47,7% contra) e da Copasa (45,9% contra); as expectativas para os próximos seis meses de governo – nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança e emprego –; grau de preocupação com rompimento de barragens; preservação do meio ambiente; além de questões polêmicas que estão na pauta da imprensa mineira.

Pesquisa MDA/AMM, de outubro de 2019. Fonte: AMM

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, reforça os resultados da pesquisa que apontam aprovação do governo estadual. “Este governo está sendo uma novidade e a aprovação não é difícil, porque pegar o Estado do jeito que pegou, qualquer equilibrada é bem avaliada. Eu vejo essa aprovação pela forma séria que este Governo tenta cumprir o que trata; praticar o que fala”, avaliou o presidente da AMM.

Para compor a pesquisa, a equipe do instituto entrevistou 1.500 pessoas de 227 municípios mineiros, por telefone. Os controles da amostragem envolvem as variáveis de gênero, idade e renda familiar. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais com 95% de confiança.

O diretor-executivo da MDA, Marcelo Souza, reforça que a pesquisa é fundamentada no acervo do Instituto, o que reforça a qualidade do conteúdo apresentado. “Esta pesquisa teve todo o controle por região de planejamento, porte dos municípios, questões socioeconômicas, para a gente conseguir uma amostragem que represente as diversidades que representam Minas Gerais e refletir de forma fiel o pensamento do povo mineiro”, declarou Marcelo.

A base de dados é exclusiva do Instituto MDA PESQUISA, “formada por pessoas que já foram entrevistadas por nossos pesquisadores em projetos do tipo face-a-face nos últimos anos em diversas cidades de Minas Gerais. Desta forma, há conhecimento prévio de sua localização geográfica e perfil amostral, possibilitando o alcance de amostra representativa da população”.

Confira a pesquisa na íntegra aqui.

Foto/Créditos/Fonte: AMM

Mineiros que ganham acima de 5 salários são os que mais apoiam Zema

Romeu Zema é mais bem avaliado por aqueles que possuem renda familiar mensal acima de cinco salários mínimos, ou R$4,6 mil. 47% dos mineiros que acham o governo bom ou ruim integram o grupo que possui tal patamar de renda, quando a média nos demais segmentos é de 36,5%.

Existe uma diminuição entre os que acham o governo bom ou ótimo na medida em que a renda cai. Os 47% dos que assim julgam Zema, possuem renda familiar acima de cinco salários mínimos. Entre os que auferem renda familiar entre dois salários mínimos (R$ 1.874) a cinco, o percentual cai para 38%. E chega a 33% entre aqueles que ganham até dois salários mínimos.  Isso mostra uma tendência no perfil dos apoiadores do governador: com mais dinheiro e de regiões mais ricas.

Fonte: Os Novos Inconfidentes.