1% dos mais ricos possuem 45% de toda a riqueza pessoal global; no Brasil, metade da população vive com renda de 413 reais por mês

Em 04/11/2019, por Michael Roberts, via Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) e El País.

O relatório anual do Credit Suisse sobre riqueza global acaba de ser lançado.

Este relatório continua sendo a análise mais abrangente e explicativa da riqueza global (não da renda) e da desigualdade de riqueza. Todos os anos, o relatório de riqueza global da CS analisa a riqueza familiar de 5,1 bilhões de pessoas em todo o mundo. A riqueza das famílias é composta pelos ativos financeiros (ações, títulos, dinheiro, fundos de pensão) e propriedades (casas, etc.). E o relatório mede essa rede de compromissos. Os autores do relatório são James Davies, Rodrigo Lluberas e Anthony Shorrocks. O professor Anthony Shorrocks era meu colega de apartamento na universidade, onde ambos nos formamos em economia (embora ele tenha as melhores habilidades matemáticas!).

A riqueza global cresceu 2,6%, no ano passado, para US $ 360 trilhões, e a riqueza por adulto atingiu um novo recorde de US $ 70.850, 1,2% acima do nível de meados de 2018, com a Suíça superando os maiores ganhos em riqueza por adulto este ano. Os EUA, a China e a Europa contribuíram mais para o crescimento da riqueza global, com US $ 3,8 trilhões, US $ 1,9 trilhão e US $ 1,1 trilhão, respectivamente.

Como em todos os anos em que foi publicado, o relatório revela a extrema desigualdade de riqueza pessoal em todo o mundo. A metade dos adultos mais pobres no mundo representou menos de 1% da riqueza global total em meados de 2019, enquanto o topo mais rico (os 10% dos adultos) possuía 82% da riqueza global e o percentual mais alto (1%) quase metade (45%) de todos os ativos domésticos. A desigualdade de riqueza é mais baixa em poucos países: os valores típicos seriam de 35% para a parcela dos 1% e de 65% para a parcela dos 10% mais ricos. Mas esses níveis ainda são muito mais altos do que os valores correspondentes para desigualdade de renda ou qualquer outro indicador amplo de bem-estar.

Embora os avanços dos mercados emergentes continuem diminuindo as diferenças entre os países, a desigualdade entre os países cresceu à medida que as economias se recuperavam após a crise financeira global. Como resultado, o 1% de detentores de riqueza aumentaram sua participação na riqueza mundial. Mas essa tendência parece ter diminuído desde 2016 e a desigualdade global diminuiu ligeiramente. Enquanto o 1% dos detentores de riqueza detinha 50% da riqueza pessoal do mundo em 2016, contra 45% em 2006, essa proporção voltou para 45%. Hoje, a participação dos 90% mais pobres representa 18% da riqueza global, comparada a 11% em 2000.

A pirâmide da riqueza captura as diferenças de riqueza entre os adultos. Quase 3 bilhões de adultos – 57% de todos os adultos do mundo – têm riqueza abaixo de US $ 10.000 em 2019. O próximo segmento, cobrindo aqueles com riqueza na faixa de US $ 10.000 a US $ 100.000, registrou o maior aumento em números neste século, triplicando de 514 milhões em 2000 para 1,7 bilhões em meados de 2019. Isso reflete a crescente prosperidade das economias emergentes, especialmente a China. A riqueza média desse grupo é de US $ 33.530, ainda menos da metade do nível de riqueza média em todo o mundo, mas consideravelmente acima da riqueza média dos países em que a maioria dos membros reside. Isso deixa o grupo final de países com riqueza abaixo de US $ 5.000, fortemente concentrados na África central e no centro e sul da Ásia.

Então aqui está a coisa impressionante. Se você mora em um dos países capitalistas avançados e é dono de sua casa e tem algumas economias, estará no grupo dos 10% dos detentores de riqueza do mundo. Isso ocorre porque a grande maioria das famílias no mundo tem pouca ou nenhuma riqueza. Uma pessoa precisa de ativos líquidos de apenas 7.087 dólares para estar entre a metade mais rica dos cidadãos do mundo em meados de 2019! No entanto, são necessário US $ 109.430 para os membros dos 10% principais dos detentores de riqueza globais e US $ 936.430 para pertencer ao 1% do topo. Cidadãos africanos e indianos estão concentrados no segmento base da pirâmide da riqueza, na China nos níveis intermediários e na América do Norte e na Europa no percentual mais alto. Mas também é evidente um número significativo de residentes norte-americanos e europeus no percentual inferior da riqueza global, já que os adultos mais jovens adquirem dívidas em economias avançadas, resultando em riqueza líquida negativa.

E a desigualdade se amplia no topo da pirâmide. Existem 46,8 milhões de milionários no mundo em meados de 2019, mas a maioria possui riqueza entre US $ 1 milhão e US $ 5 milhões: 41,1 milhões ou 88% dos milionários. Outros 3,7 milhões de adultos (7,9%) têm entre US $ 5 milhões e 10 milhões, e quase exatamente dois milhões de adultos agora têm riqueza acima de US $ 10 milhões. Destes, 1,8 milhão possui ativos na faixa de US $ 10 a 50 milhões, deixando 168.030 indivíduos com patrimônio líquido muito alto, acima de US $ 50 milhões em meados de 2019. De fato, essas são as elites dominantes do mundo.

Os Estados Unidos têm de longe o maior número de milionários: 18,6 milhões, ou 40% do total mundial. Por muitos anos, o Japão ficou em segundo lugar no ranking milionário por uma margem confortável. No entanto, o Japão está agora em terceiro lugar, com 6%, ultrapassado pela China (10%). Em seguida, vêm o Reino Unido e a Alemanha com 5% cada, seguidos pela França (4%), depois Itália, Canadá e Austrália (3%).

A Suíça (US $ 530.240), a Austrália (US $ 411.060) e os Estados Unidos (US $ 403.970) lideram novamente a tabela de classificação de acordo com a riqueza por adulto. A classificação por mediana da riqueza média por adulto favorece países com níveis mais baixos de desigualdade de riqueza. Este ano, a Austrália (US $ 191.450) superou a Suíça (US $ 183.340) em primeiro lugar. Portanto, a Austrália tem a maior riqueza mediana por adulto do mundo (graças principalmente ao valor do imóvel).

Os ativos financeiros sofreram mais durante a crise financeira de 2008-9 e depois se recuperaram nos primeiros anos pós-crise. Este ano, seu valor aumentou em todas as regiões, contribuindo com 39% do aumento da riqueza bruta em todo o mundo e 71% na América do Norte. No entanto, ativos não financeiros (propriedade) forneceram o principal estímulo ao crescimento geral nos últimos anos. Nos 12 meses até meados de 2019, eles cresceram mais rapidamente do que ativos financeiros em todas as regiões. A riqueza não financeira representou a maior parte da nova riqueza na China, Europa e América Latina, e quase toda a nova riqueza na África e na Índia. Mas a dívida das famílias aumentou ainda mais rapidamente, totalizando 4,0%. A dívida das famílias aumentou em todas as regiões e a uma taxa de dois dígitos na China e na Índia. O aperto da dívida está chegando.

Fonte original: https://thenextrecession.wordpress.com/2019/10/25/the-top-1-own-45-of-all-global-personal-wealth-10-own-82-the-bottom-50-own-less-than-1/

Viver com 413 reais ao mês, a realidade de metade do Brasil

Desemprego alto e aumento da informalidade faz com que 104 milhões de brasileiros tenham de viver com o equivalente a meio salário mínimo. Número de ambulantes na rua saltou mais de 500% entre 2015 e 2018.

Há muitos anos, Josefa Severina de Souza, de 58, não sabe mais qual é a sensação de sair de férias do trabalho. Não consegue achar na memória nem qual foi a última vez que conseguiu tirar alguns míseros dias de descanso. Mãe de oito filhos, dos quais quatro ainda moram com ela, a rotina dos últimos 25 anos de Josefa tem sido de trabalho diário nas ruas de São Paulo como vendedora ambulante de segunda a sábado. Atualmente trabalha no bairro de Pinheiros, onde durante todo o dia transitam centenas de pessoas e potenciais clientes. No domingo, se dedica às tarefas domésticas. O marido, de 62 anos, desempregado há mais de quatro anos, faz alguns bicos como pedreiro, mas é a renda dela a principal fonte de sustento de seis pessoas. Somando os cerca de 1.450 reais que ganha com as vendas mais o salário fixo de 1.000 reais que um dos filhos recebe trabalhando em um supermercado, cada membro da família sobrevive atualmente com uma renda per capita mensal de 408 reais, menos do que meio salário mínimo. “Se a gente não trabalha, não sobrevive, né?”, explica a vendedora.

Josefa de Souza trabalha como ambulante há 25 anos.
Josefa de Souza trabalha como ambulante há 25 anos.CAMILA SVENSON

A família de Josefa faz parte dos 50% mais pobres da população, quase 104 milhões de brasileiros, que em 2018 vivia, em média, com apenas 413 reais per capita, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) publicada em outubro. No mesmo ano, 5% da população, ou 10,4 milhões de pessoas no Brasil, sobreviviam com 51 reais mensais. O levantamento revelou ainda que a desigualdade se agravou no país. A renda domiciliar per capita desses 5% mais pobres caiu 3,8% de 2017 para 2018, enquanto a renda da fatia mais rica (1% da população) cresceu 8,2%.

Na avaliação de Maria Lúcia Vieira, gerente da Pnad Contínua, os ricos ficaram mais ricos e os pobres mais pobres, porque a renda total das famílias vem majoritariamente do trabalho. “Com a recessão, o mercado de trabalho também entrou em crise, e o desemprego aumentou [hoje atinge 12,6 milhões de brasileiros]. O que afeta muito mais os mais pobres, já que o estrato mais rico tem geralmente outras fontes de renda além do emprego, como, por exemplo, dinheiro proveniente de aluguéis, pensões”, explica. Ainda que nos últimos dois anos a população ocupada tenha voltado a crescer, os empregos criados foram, principalmente, os informais. “Os postos que estão surgindo são pouco remunerados e de baixa qualificação”, diz Vieira.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA EM; https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/30/economia/1572454880_959970.html

Fonte: El País.