CEFEP/CNBB OFERECERÁ CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E CONSELHEIRAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Em 14/11/2019, via CEFEP –

Dioceses e Arquidioceses deverão indicar os representantes para a capacitação, que acontecerá em Brasília.

A Secretaria Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dando cumprimento ao que foi aprovado no Conselho Permanente de agosto último, está oferecendo às dioceses uma “Capacitação para Conselheiros e Conselheiras de Políticas Públicas” – Conselhos Paritários.

Essa é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e da Assessoria Política da CNBB, juntamente com o “Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara” – CEFEP.


Trata-se de contribuição para o fortalecimento dos Conselhos de Políticas Públicas, num momento em que se observa o enfraquecimento dos mesmos. A Presidência da nossa Conferência tem acompanhando com apreensão esse enfraquecimento, manifestando-se em nota do dia 19 de setembro do corrente ano:


Os bispos do Brasil exortam todos os conselheiros e conselheiras, ligados às diversas instâncias governamentais do nosso país, a manterem a esperança. Acreditando na força do diálogo, esperam a revisão do decreto 10.003/19, bem como da postura em relação aos conselhos paritários. A cidadania e a democracia participativa contribuem para a construção de uma nação mais justa, fraterna, solidária e democrática.


É, pois, nesse contexto que se pensou na referida capacitação, a fim de que os conselheiros e conselheiras que atuam nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal sintam-se fortalecidos para manter a esperança e o diálogo, sempre agindo na defesa das políticas públicas em vista do bem comum.

Para que essa Capacitação chegue a todas as circunscrições eclesiásticas do Brasil, a equipe se esmerou em facilitar ao máximo possível a participação.

Datas: serão formadas duas turmas nas seguintes datas do próximo ano:
1ª Turma: 12/02, às 8hs até 14/02, com o almoço às 12hs
2ª Turma: 1º/04 , às 8hs até 03/04, com o almoço às 12hs

Local: CCM- Centro Cultural Missionário (SGAN 905 – Asa Norte, Brasília).

Distribuição de vagas:
1ª turma: 147 vagas: (Leste 1 – 10 vagas; Leste 2 – 32 vagas; Nordeste 1 – 9 vagas; Nordeste 2 – 22 vagas; Nordeste 3 – 26 vagas; Nordeste 4 – 8 vagas; Nordeste 5 – 12 vagas; Centro-Oeste – 12 vagas; Oeste 1 – 7 vagas; Oeste 2 – 9 vagas)
2ª turma: 120 vagas: (Noroeste – 7 vagas; Norte 1 – 9 vagas; Norte 2 – 13 vagas; Norte 3 – 7 vagas; Sul 1 – 38 vagas; Sul 2 – 18 vagas; Sul 3 – 18 vagas; Sul 4 – 10 vagas)

Informações: Entrar em contato com Francine Junqueira no fone/WhatsApp (61) 9 9518-3697, até o dia 12 de dezembro de 2019.

Temas – cada tema em um período, sendo duas mesas de 1h30: 40 min de exposição e 50 min de interação com o público:
1) Fundamentos de Fé e Política – Doutrina Social da Igreja. Os Direitos Humanos e Sociais no arcabouço jurídico e político brasileiro.
2) Mística cristã e espiritualidade: Ser “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14). Os desafios da esfera pública para o cristão/ã conselheiro/a de direito/a.
3) Crise do sistema representativo e a importância do fortalecimento da democracia representativa.
4) Ciclos de Políticas Públicas e Noções básicas do ciclo orçamentário das políticas públicas.
5) Horizontes e perspectivas do desafio do controle das políticas públicas; O desafio da formação e acompanhamento dos Conselheiros/as de políticas públicas.

Fonte: CEFEP