PESQUISA DO NESP NO CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA

Em 05/12/2019, por Nesp –

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas está presente no XXXII Congreso ALAS (Asociación Latinoamericana de Sociología) que acontece ao longo desta semana na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, Peru.

A professora Rachel Almeida apresentou na terça-feira, 3 de dezembro, a comunicação “Os coletivos de Sarau: novas formas de ação coletiva e novas agendas”, um dos resultados da pesquisa “Modos de vida na sociedade contemporânea: em busca da paz”.

Essa pesquisa evidencia o uso e a apropriação dos espaços públicos por grupos de jovens de periferia para a criação cultural, artística e política, pois tais práticas recolocam a discussão do direito à cidade, ampliando os marcos interpretativos para uma escala transnacional. O espaço é considerado um campo de possibilidades de construção de um espaço diferencial, em que o espaço contém e está contido nas relações sociais.

Coletivo de sarau em Belo Horizonte – Foto: Revista PUC Minas

Os coletivos de sarau, objeto da pesquisa, revelam que as desigualdades socioespaciais, bem como as expressões de resistência, estão manifestas nas poesias, nos gestos e corpos, no modo de organização e de comunicação das atividades e no uso das tecnologias, possibilitando a elaboração de identidades coletivas que se organizam em rede e ultrapassam as barreiras territoriais.

O modo como determinados grupos de jovens de periferia se relacionam com a cidade, com as desigualdades socioespaciais e com as lutas urbanas é de certa forma bastante singular quando comparado às gerações anteriores, evidenciando uma interconexão entre as esferas do lazer, do entretenimento, do trabalho e da ação coletiva. Essa interconexão é perceptível, também, no modo como elaboram seus projetos de vida e constroem suas identidades.