Mais uma fake news? Bolsonaro fala em fraude na eleição de 2018 sem mostrar provas. Pastor abençoa.

Em 10/03/2020, por BBC News Brasil, UOL e Brasil 247.

Em discurso na Flórida, Estados Unidos, Jair Bolsonaro desacredita o TSE e diz que foi eleito em primeiro turno .

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Planalto - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Planalto
Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ao participar de um evento na Flórida, Estados Unidos, nesta segunda-feira 9, Jair Bolsonaro desacreditou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disse ter provas de que foi eleito no primeiro turno nas eleições de 2018, mas que houve fraude.

“Eu acredito que, pelas provas que tenho nas minhas mãos e que vou mostrar brevemente, eu fui eleito em primeiro turno, mas no meu entender houve fraude”, declarou.

“E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar, porque nós precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos”, disse ainda.

Interpelado pela imprensa na saída do evento, ele não respondeu sobre quais provas seriam essas. A BBC News Brasil não conseguiu contatar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite da segunda-feira.

“Nós precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos. Caso contrário, (é) passível de manipulação e de fraudes. Então, eu acredito até que eu tive muito mais votos no segundo turno do que se poderia esperar, e ficaria bastante complicado uma fraude naquele momento.”

O presidente falou a uma plateia de cerca de 300 apoiadores e sugeriu que poderia haver ‘ponto final’ em manifestações contra Congresso se parlamentares devolverem R$30 bi do orçamento.

No começo do evento, o pastor Leidmar Lopes, presidente da Associação de Pastores do Sul da Flórida, chegou a puxar uma oração pela saúde de Bolsonaro e afirmou que se autoexilou por não enxergar, até a eleição do então candidato do PSL, solução para os problemas brasileiros: “O senhor é a resposta às nossas orações”, disse.

Fonte: BBC, UOL, Brasil 247