Nova edição de Contextus: Crise econômica, desmonte do Estado e impasse político em Minas Gerais

Em 15/03/2020, por Nesp –

O Nesp apresenta, neste mês de março, o mais novo número de Contextus. Nesta edição, um pouco mais longa do que o habitual, são oferecidas duas leituras sobre os desafios enfrentados nos três primeiros meses deste ano de 2020. 

Nenhuma análise sobre esse período pode ignorar os impactos ainda nebulosos e ameaçadores da pandemia global de Covid-19. As projeções de perdas econômicas são grandes. As perdas humanas, no entanto, estas sim são verdadeiramente impossíveis de se quantificar. 

Quando a pandemia chegou, o cenário político mineiro já estava em escombros. Este primeiro trimestre foi tomado pela disputa de forças entre os Poderes Executivo e Legislativo, em razão de uma contenda deflagrada pela concessão de reajuste salarial às forças públicas de segurança.

Na segunda parte do texto, Eulália Alvarenga resgata a história da gestão da dívida de Minas Gerais com a União até que se chegasse ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Este vem sendo encampado pelos governos federal e estadual como única e última saída possível para a crise mineira. 

Acesse aqui esta edição.