Nesp, Vicariato da Ação Social, Política e Ambiental, Coletivo e Movimento Mineiro de Fé e Política manifestam apoio às medidas de isolamento da PBH

Em 22/05/2020, por Nesp –

Cópia do Ofício enviado ao Prefeito de BH em 21/05/2020

Em ofício encaminhado à Prefeitura de Belo Horizonte, na quinta (21/05) (imagem ao lado), o Núcleo de Estudos Sociopolíticos, o Vicariato da Ação Social, Política e Ambiental, o Coletivo e o Movimento Mineiro de Fé e Política manifestam apoio às medidas de isolamento adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, desde o dia 16 de abril.

No documento, as entidades signatárias afirmam que diversos estudos elaborados pelas comunidades científica e médica indicam o acerto dessa medida adotada pela PBH, com vistas à defesa da vida e da dignidade dos belo-horizontinos e dos mineiros.  

Também alertam o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil considerando

(a) o anúncio da abertura gradual das atividades comerciais na Capital;

(b) a irresponsabilidade de gestores estaduais e municipais que – recusando-se a determinar medidas de isolamento social e minimizando a violência do contágio do novo Coronavírus – atentam contra a saúde pública; e

(c) o colapso do sistema de saúde em estados vizinhos, com eventual demanda de pacientes desses estados para Belo Horizonte, tememos pela saturação do sistema de saúde na Capital.

Segundo informações de órgãos da mídia mineira e nacional, a PBH vem sofrendo grande pressão de segmentos sociais, empresariais e do comércio que demandam uma abertura irrestrita de todas as atividades da cidade.

Por outro lado, o governador de Minas, em entrevistas nessa quinta (21/05), criticou o prefeito da Capital e elogiou medidas de abertura de cidades do interior. Sabe-se que mais de 90% dos 853 municípios do estado não têm condições adequadas de tratamentos para casos graves da Covid-19 e caso aconteça um agravamento da pandemia no interior haverá uma grande demanda de tratamento nas grandes cidades de Minas, com eventual sobrecarga do sistema de saúde de Belo Horizonte.

No final do ofício, as entidades reconhecem a liderança e os esforços do Prefeito da Capital mineira na liderança nesse dificílimo cenário sociopolítico e reiteram apoio às medidas sanitárias e de saúde pública adotadas pela PBH nestes tempos de pandemia.