Abertura precoce de impeachment sem frente ampla vai piorar situação do Brasil, diz pesquisador

Em 08/06/2020, por BBC Brasil –

O cientista social e filósofo Marcos Nobre (Foto: Davilym Dourado/ Editora Globo)

Para a democracia brasileira, o momento é de perigo por todos os lados. Corre o risco de não sobreviver sem um impeachment do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas também pode acabar em ruptura, caos social e violência, por outro lado, caso um impeachment do presidente seja realizado de maneira precoce, negociado às pressas e sem envolver todas as forças democráticas da sociedade.

A avaliação é do pesquisador Marcos Nobre, professor livre-docente de filosofia da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Em seu recém-lançado e-book “Ponto-final: a guerra de Bolsonaro contra a democracia”, o primeiro de uma coleção de ensaios lançados pela editora Todavia sobre a pandemia, o filósofo argumenta que a emergência sanitária tornou ainda mais evidente a convicção autoritária do presidente.

“O impeachment é o único horizonte político regenerador que a gente tem”, afirma Nobre, que considera fundamental a formação de uma grande coalizão de partidos, segmentos da sociedade civil e até pilares do governo Bolsonaro, como as Forças Armadas, para garantir governabilidade ao próximo presidente a ser eleito no Brasil, em 2022.

“Mas um impeachment é uma coisa que precisa ser construída, não é uma coisa que você decreta pela vontade ou pela raiva”, diz.

Além de forte rejeição popular a Bolsonaro – o que Nobre prevê que acontecerá à medida que aumentarem as mortes por covid-19 e se agravar ainda mais a crise econômica -, o caminho até o impedimento do presidente precisa também envolver uma negociação dura, conduzida por uma frente ampla, sobre quais serão as regras para o próximo governo e quais as aspirações da sociedade depois do governo Bolsonaro.

Nos moldes do que foi, na visão do pesquisador, o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992, e bem diferente do que foi o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

“Tem que colocar o STF, tem que colocar o Congresso, já com as Forças Armadas e com o vice-presidente”, diz. “Não pode ser um ato voluntarista de um pedaço da sociedade, não pode”.

No livro, Nobre afirma que é a vocação autoritária e “contra o sistema” de Bolsonaro que explica, por exemplo, porque o presidente abriu mão da oportunidade de ganhar mais popularidade ao seguir a bem-avaliada condução do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta no combate à covid-19.

“[Bolsonaro] abriu mão de uma popularidade muito maior, e talvez de ganhar uma eleição em 2022 de maneira muito mais fácil, porque discorda da democracia. Porque para ele o ‘sistema’ é a democracia, e a democracia é de esquerda”, afirma Nobre. Bolsonaro forma agora seu governo “de guerra” para se defender de um eventual impedimento, e nesse governo não pode haver discordância ou ministros mais populares que ele.

Os próximos meses serão difíceis para os brasileiros, mesmo nos melhores cenários do pesquisador. “É muito triste que a gente não possa diminuir esse sofrimento, evitar as mortes que poderiam ser evitadas. É tristíssimo isso. É deprimente”.

Leia os principais trechos da entrevista clicando em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52945467

Fonte: BBC Brasil