Avaaz Report: O Brasil está sofrendo uma infodemia de Covid-19

Em 26/06/2020, por Avaaz Brasil –

Os brasileiros acreditam mais em notícias falsas que os italianos e os estadunidenses.

Ministério da Saúde apaga do site reportagem que chamava ...
Imagem: Revista Época

Além da pandemia do coronavírus, o Brasil está enfrentando uma infodemia de Covid-19. De acordo com um estudo da Avaaz, 9 em cada 10 brasileiros entrevistados no país viram pelo menos uma informação falsa sobre a doença, e 7 em cada 10 brasileiros entrevistados acreditaram em, ao menos, um conteúdo desinformativo sobre a pandemia. Esses dados são ainda mais preocupantes quando comparados aos dos EUA e da Itália (65% e 59%, respectivamente). Esse cenário ilustra o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já vem alertando: a desinformação sobre a doença pode estar se espalhando mais rápido que o próprio vírus.

A pesquisa da Avaaz também destaca alguns dos principais conteúdos de desinformação circulando no Brasil, nos Estados Unidos e na Itália, além de alguns dos perfis que mais compartilham essas histórias no Facebook.

Todas as plataformas de redes sociais já reconheceram o problema da desinformação e empresas como o Facebook aumentaram seus esforços para combatê-lo, direcionando, por exemplo, todos aqueles que interagiram com alguma desinformação sobre o coronavírus ao website oficial da Organização Mundial da Saúde. No entanto, tratam-se de esforços voluntários e ad-hoc, e nenhum deles têm sido suficiente para conter o problema em um momento em que as vidas das pessoas estão claramente em risco.

Principais Conclusões

A Avaaz conduziu uma pesquisa no Brasil, na Itália e nos Estados Unidos, três países que estão sendo amplamente afetados pelo novo coronavírus, para entender a escala da crença na desinformação sobre o vírus. As principais conclusões foram:

  • Há uma verdadeira infodemia sobre o coronavírus no Brasil
    • 94% dos brasileiros entrevistados viu, pelo menos, uma das notícias falsas sobre o coronavírus mostradas em nossa pesquisa.
      • Cerca de 8 em cada 10 viu até mesmo duas ou mais das notícias falsas, e quase 6 em cada 10 viu ao menos três — com 6% dos brasileiros tendo visto todas as sete notícias falsas apresentadas no estudo.
  • Os internautas brasileiros acreditam mais nas informações falsas sobre o coronavírus que os italianos ou os estadunidenses
    • 73% dos brasileiros entrevistados acredita que pelo menos um dos conteúdos com desinformação é verdadeiro ou provavelmente verdadeiro, seguido por 65% dos estadunidenses e 59% dos italianos.
    • 46% dos brasileiros entrevistados acredita que amigos e familiares foram vítimas de notícias falsas, seguido por 41% dos italianos e 26% dos estadunidenses.
  • O WhatsApp e o Facebook estão entre as três fontes mais citadas pelos brasileiros para todas as declarações falsas mostradas na pesquisa da Avaaz
    • 59% viu ao menos um dos conteúdos desinformativos sobre o coronavírus no WhatsApp.
    • O WhatsApp também foi a fonte mais citada para 4 das 7 notícias falsas apresentadas aos entrevistados.
    • 55% viu ao menos um dos conteúdos desinformativos no Facebook.
  • Os brasileiros querem MUITO as correções
    • 80% diz que gostaria de receber correções de verificadores de fatos quando forem expostos a notícias falsas. Entre aqueles que se informam sobre a pandemia principalmente através do Facebook, esse número é de 83%.

Mais informações em: https://secure.avaaz.org/campaign/po/brasil_infodemia_coronavirus/