NOVA EDIÇÃO DE CONTEXTUS: Pandemia, interesses privados e bem público nas eleições municipais

Em 04/07/2020, por Nesp –

Discorrendo sobre o processo eleitoral que está em curso em meio a uma das mais graves pandemias da história nacional, a presente edição de Contextus evidencia duas situações em que se explicita o conflito entre interesses particulares e preocupação com o bem público.

A primeira delas se deu no âmbito partidário: parlamentares do espectro ideológico caracterizado como “centrão” tentaram barrar a mudança das datas dos dois turnos eleitorais temendo perder vantagens na competição. O segundo caso diz respeito à forma como parte do empresariado da cidade de Belo Horizonte vem expressando sua frustração diante das políticas municipais de contenção ao coronavírus, adotadas pelo governo Kalil.

Não se trata, de partida, de se fazer juízo sobre a legitimidade das demandas de um ou outro grupo, mas de perceber o modo como público e privado, por vezes, se mostram muito semelhantes em seus princípios e nas condutas seguidas pelos agentes.

Para conduzir esse raciocínio, este Contextus relata, primeiramente, as discussões subjacentes ao debate sobre o adiamento das eleições. Na segunda parte, descreve-se a polarização emergente em Belo Horizonte entre a retomada das atividades econômicas e as medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19 na cidade. Por fim, faz-se um breve resumo sobre o posicionamento de diversos campos políticos com vista à disputa eleitoral de novembro.

Acesse aqui esta edição.