ELEIÇÕES 2020: PORQUE É NA CIDADE QUE A GENTE VIVE!

Como ocorre nos anos eleitorais, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) – vinculado ao Anima PUC Minas e ao Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte (Veaspam) -, inicia nesta primeira semana de setembro a campanha “Eleições 2020: porque é na cidade que a gente vive!”.

Neste ano, considerando as limitações da pandemia, a campanha concentrará em várias ações de mídia, envolvendo formação política, mobilização social e informação, conforme descrição a seguir:

  1. Série de vídeos sobre formação política: em parceria com o E-motion (produtora de conteúdo audiovisual da PUC Minas), quatro vídeos de formação política serão compartilhados em redes sociais e no canal do Nesp no Youtube a partir de setembro. O primeiro deles trata das fake news (notícias falsas) e marca a abertura da campanha.
  2. Série de vídeos sobre eleições: noutra parceria, com a Caturra Digital, o Nesp divulgará a partir de outubro (via redes sociais e seu canal no Youtube) uma nova série com sete vídeos dedicados exclusivamente à discussão de temas focados nas eleições deste ano.
  3. Noutra parceria com o Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB), Comissão Brasileira Justiça e Paz e Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (organismo da CNBB) será disponibilizado em breve um hotsite com vasto material sobre as eleições deste ano. Informações serão divulgadas nas redes sociais do Nesp.
  4. Há previsão, ainda com data a ser confirmada, da realização de um debate virtual com candidatos à prefeitura de Belo Horizonte.

Outras atividades de formação política

Além das ações coordenadas pelo Nesp, o setor social do Veaspam organiza uma série de lives sobre as eleições deste ano.

No dia 17 de agosto, o bispo-auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimaraes foi o primeiro expositor, tratando do tema “o papel dos cristãos nas eleições municipais 2020”. No dia 02 de setembro, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, bispo da diocese de Guanhães, falou sobre “a doutrina social da Igreja e as eleições municipais”. Estão previstas outras três lives: no 23 de setembro, com o Padre Júlio Lancelotti, com o tema “terra, teto e trabalho e eleições 2020” e em datas e horários a serem confirmados, com o teólogo Leonardo Boff, tratando do tema “a Laudato Sí e as eleições 2020” e, por fim, com a socióloga Zélia Rogedo, discorrendo sobre “as mulheres e eleições 2020”. Acompanhe informações sobre essas atividades nas páginas do Veaspam e do Nesp nas redes sociais.

O Coletivo de Fé e Política na Arquidiocese de Belo Horizonte também organiza atividades voltadas à formação política neste ano eleitoral. No dia 21 de setembro, às 19 horas, será realizado um debate sobre “fake news e eleições 2020”. Informações serão divulgadas no site do Nesp.

Fique ligado:

Todas as atividades serão divulgadas com antecedência nas redes sociais do Nesp:

Página no Facebook: facebook.com/nespnasredes

Canal de vídeos no Youtube: youtube.com/nespvideos (playlist: eleições 2020)

Outras informações:

Site: www.nesp.pucminas.br

E-mail: nesppucminas@gmail.com