Para uma Rede Brasileira de Fé e Política

Em 09/09/2020, por Nesp –

O 11º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado em Natal em julho de 2019, dedicou um de seus GTs ao tema “Fé e Política – Movimento e Escolas no Brasil: Cenários e Perspectivas”. Mais de setenta pessoas ali se reuniram para refletir sobre o que vem sendo feito no Brasil, revelando-se grande riqueza de experiências em meio a não poucas dificuldades, com muitas realizações de sucesso. Ao final do GT, as entidades ali representadas decidiram constituir uma rede nacional de Fé e Política.

A ideia prosperou e foram realizados alguns encontros virtuais entre representantes de 12 entidades interessadas. Tendo chegado a um consenso sobre o desenho da futura Rede Brasileira de Fé e Política – REFEP –, elas abrem agora o convite a outras entidades que estejam dispostas a levar adiante a proposta. Para assegurar a sintonia entre as entidades participantes, foi elaborada uma Carta de Adesão onde se explicitam os objetivos da Rede e os compromissos das entidades que ela se associarem.

Ao divulgar agora a proposta de criação da REFEP em data a ser ainda definida, fazemos o convite a outras entidades para se integrarem ao grupo que dará o formato final à proposta, criando-se então a Rede. A entidade que desejar participar deve entrar em contato com qualquer das participantes desse projeto, abaixo elencadas:

Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” – CEFEP

Movimento Nacional Fé e Política

Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC-Minas e Arquidiocese de BH – NESP.

Iser-Assessoria

Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP

Comissão Brasileira de Justiça e Paz

Escola Regional de Fé e Política Pe. Umberto Plumen

Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs

Escolas de Fé e Política da Região Sul (PR, SC e RS).

Escolas de Fé e Política da Igreja Batista de Coqueiral – PE

Pastoral Fé e Política do Regional Sul 1 da CNBB

CARTA DE ADESÃO

REDE BRASILEIRA DE FÉ E POLÍTICA: espiritualidade libertadora a serviço da vida plena

APRESENTAÇÃO

A Rede Brasileira de Fé e Política (REFEP) está sendo gestada em resposta à demanda de participantes do GT Fé e Política – Movimento e Escolas no Brasil: Cenários e Perspectivas, realizado durante o 11º Encontro Nacional de Fé e Política (Natal, julho 2019). A apresentação de diferentes organizações voltadas para reforçar e alimentar a prática política de cristãos e cristãs que buscam a superação do capitalismo suscitou a ideia de se criar uma Rede capaz de articular e potencializar essas organizações. Naquele evento foi também colocada a proposta de ampliar o alcance da Rede com o objetivo de chegar também a grupos nãocristãos que partilham o mesmo ideal de uma Humanidade regida pela Justiça, pela Paz e em Harmonia com a Terra.

Durante um ano foram feitos contatos entre pessoas e entidades interessadas no tema e desse processo resultou a proposta que vem sob a forma desta Carta de Adesão.

– Objetivo Geral:

Articular, constituir e operacionalizar uma Rede interinstitucional (de entidades, coletivos, igrejas e associações afins) que, identificada com a espiritualidade libertadora latino-americana, se comprometa na produção teórica e em ações políticas concretas de defesa, proteção e promoção de modos de vida comprometidos com a construção de um mundo justo, ético e solidário, onde prevaleçam a igualdade, a democracia e a paz, em sintonia com nossa Casa Comum.

– Objetivos específicos:

. Promover o debate em torno da conjuntura sociopolítica, cultural, econômica, ecológica e religiosa, para fortalecer os diferentes grupos em suas tomadas de decisão em relação ao trabalho de formação e/ou ação direta nas comunidades e movimentos sociais;

. Oferecer suporte e ferramentas para formação, estudo e reflexão sobre temas específicos de interesse da Rede, de modo a dar base aos diferentes grupos participantes em suas iniciativas de ordem política, social e religiosa;

. Fortalecer as iniciativas tomadas pelos grupos participantes quando estas forem de interesse de toda a Rede;

. Fomentar ações coletivas em torno de questões políticas em nível nacional e apoiar as iniciativas regionais e locais na mesma linha, incidindo inclusive no campo institucional;

. Promover a troca de experiências que visem mudanças sociais, estruturais e/ou conjunturais, entre os grupos participantes, considerando as diferenças de crença e de pertença, ou não, a alguma religião.

NOTA: todos estes objetivos que pressupõem encontros, poderão ser feitos de forma presencial ou virtual.

COMPROMISSOS:

As entidades/grupos/coletivos articulados entre si pela REDE BRASILEIRA FÉ E POLÍTICA assumem o compromisso de:

1.    Colaborar na construção de uma sociedade do bem viver, democrática, justa e fraterna, calcada na defesa, proteção e promoção dos direitos humanos e da Terra, forjando mudanças sociais com práticas libertadoras e que façam das pessoas protagonistas de sua história;

2.    Dedicar-se ao estudo da realidade e de teorias que fortaleçam a luta em favor dos pobres e em favor de uma nova relação corresponsável com a Casa Comum;

3.    Partilhar generosamente experiências e afetos, tendo como base de seus trabalhos a metodologia da Educação Popular, que inclui o diálogo, a estética e o reconhecimento dos diferentes saberes, considerando a pluralidade cultural, a diversidade étnico-racial e de gênero e que se colocam na luta pelos mesmos objetivos;

4.    Respeitar a criatividade e autonomia dos grupos participantes, em relações horizontais de partilha e de reflexão sobre os distintos temas a serem tratados pela Rede;

5.    Participar de um encontro anual da Rede com os/as responsáveis pelas entidades/grupos/coletivos, para revisão, aprofundamento, e aperfeiçoamento das experiências.