Lançamento do Livro “Cem anos com Paulo Freire: diálogos”

Em 22/04/2021 – Por Nesp –

Cem Anos com Paulo Freire: Diálogos

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp), em parceria com o Curso de Psicologia da unidade São Gabriel, lançam na segunda, dia 26/04, às 9 horas, na abertura do XII Encontro Integrado de Psicologia, o livro “Cem anos com Paulo Freire: diálogos”.

A publicação está relacionada à tríplice comemoração: o décimo caderno temático do Nesp, o centenário do nascimento de Paulo Freire e o vigésimo aniversário do Curso de Psicologia da PUC Minas São Gabriel. 

Paulo Freire, um dos mais importantes e conhecidos educadores deste País, é reconhecido em grande parte do mundo por sua contribuição no campo de uma pedagogia que se faz pensando as condições materiais e sociais em que o aluno-sujeito vai produzindo suas ideias e sua existência. Neste sentido, não há educação efetiva, segundo Paulo Freire, que não seja transformadora. Se a educação não se mostra comprometida com a efetiva inclusão da pessoa em sua sociedade; se a educação não promove condições sociais mais justas, então não merece ser chamada de educação. Trata-se de adestração, mistificação e engano, mas não é educação.

O Nesp e o Curso de Psicologia estão profundamente comprometidos com essa proposta educacional elaborada por Paulo Freire.

Devido às restrições impostas pela pandemia, o lançamento do livro será realizado de forma virtual, através do canal do Youtube da Faculdade de Psicologia da PUC Minas (www.youtube.com/c/fapsipucmg).

Participarão do lançamento a professora Betânia Gonçalves, diretora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas e alguns dos organizadores e colaboradores do livro: o professor Carlos Carrusca, coordenador do Curso de Psicologia da Unidade São Gabriel; a professora Adriana Penzim, do grupo gestor do Nesp e Curso de Psicologia; a professora Mara Marçal, do Curso de Psicologia e o professor Teodoro Zanardi, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

O livro já está disponível no catálogo eletrônico da Editora PUC Minas, com desconto especial de 30% no lançamento. Veja aqui: https://www.editora.pucminas.br/obra/cem-anos-com-paulo-freire-dialogos

Outras informações pelos e-mails:  encontrointegrado.psi@pucminas.br ou nesppucminas@gmail.com .