Nova edição Contextus: Desmonte de políticas públicas agrava efeitos da pandemia e traz de volta o fantasma da fome

Por Nesp – Em 17/05/2021

A nova edição de Contextus, de número 44, referente ao mês de maio de 2021, enfrenta, como um problema estrutural, o incremento da miséria e da fome no Brasil: desemprego, perda de renda, desmonte de políticas públicas. São situações que já existiam antes da Covid-19. A pandemia encontrou aqui um ambiente favorável para transformar-se numa tragédia de dimensões épicas.

Com uma análise especial para os municípios que fazem parte da Arquidiocese de Belo Horizonte, o informativo de análise de conjuntura do Nesp destaca, também, algumas iniciativas que vêm sendo implementadas pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese.

Apreciam-se, além das iniciativas da sociedade organizada, também as políticas públicas capazes de enfrentar de maneira permanente o drama da fome. Entende-se que as iniciativas da sociedade civil – urgentes e indispensáveis – não excluem a centralidade do poder público nesse debate, único ente capaz de promover de forma duradoura as políticas de assistência.

Por essa razão, no final deste texto, descrevem-se algumas das iniciativas já consagradas que, no campo das possibilidades dos municípios, podem contribuir para mitigar e – quem sabe –, num prazo mais longo, voltar a livrar o povo brasileiro da fome.

Acesse aqui esta edição.