Novo Contextus: Conjuntura eleitoral já movimenta partidos políticos em Minas Gerais

Por Nesp – Em 13/07/21 –

A nova edição de Contextus, boletim de análise de conjuntura do Nesp,  procura descrever as movimentações que estão acontecendo em Minas Gerais rumo às eleições. Entende-se que as condições da disputa aqui no estado dependem de inúmeras variáveis que ainda estão por se definir no plano nacional, do mesmo modo que também no plano regional há muitas indefinições.

Discute-se a reforma eleitoral que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Tal reestruturação vem se configurando como uma das mais extensas reformas políticas das últimas décadas. Dentre todos os aspectos visados pela reforma, o desmonte da Justiça Eleitoral parece ser o objetivo mais apreciado – e nem sempre confessado de maneira explícita pelos reformadores.

Finalmente avaliam-se as condições gerais de disputa pelo governo do estado, enfrentadas pelos dois candidatos com maior intenção de votos declarada nas pesquisas eleitorais hoje disponíveis: o atual governador, Romeu Zema (Novo), em busca de sua reeleição e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Acesse aqui esta edição.