6º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

Encontro virtual iniciará as atividades de formação política em preparação para o ano eleitoral de 2022

Como acontece a cada dois anos, a Arquidiocese de Belo Horizonte (por meio do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, o Coletivo de Fé e Política e o Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental) promove mais uma edição do Encontro Arquidiocesano de Fé e Política.

O 6º encontro, que neste ano será virtual devido à pandemia da Covid-19, acontecerá no sábado, dia 27 de novembro, das 8 às 12 horas e será transmitido pelo canal do Nesp no Youtube (nespvideos) e reunirá lideranças e militantes de grupos de fé e política e pastorais sociais e cristãos comprometidos com práticas transformadoras que atuam em movimentos sociais, políticos e sindicais nos 28 municípios da Arquidiocese.

Pelo fato de ser virtual, lideranças sociais, pastorais e políticas de outras dioceses estão sendo convidadas para participarem do encontro.

Confira a programação:

8 horas: Mística de acolhida

8h10min: Saudações iniciais: recepção feita pela Assistente Episcopal do Setor Político do Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, Zélia Rogedo, e pelo coordenador do Coletivo Fé e Política, Frederico Santana Rick.

8h20min: Abertura oficial: Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Reitor da PUC Minas

8h50min: Análise de conjuntura sociopolítica: Jessy Dayane, militante e membro da coordenação nacional do Levante Popular da Juventude e Maurício Abdalla, filósofo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

10 horas: interações com o público (momento no qual os participantes serão convidados a darem sugestões sobre ações de formação e ação política para o ano de 2022).

10h15: Intervalo

10h30min: apresentação dos resultados da pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte (Veaspam) intitulada Formação Política: compreendo necessidades e expectativas, por Líliam Daniela, da Escola Casa Comum, do Nesp.

11h30min: Encaminhamentos finais com o objetivo de preparar o planejamento das ações para o ano eleitoral a serem desenvolvidas pelo Veaspam e Nesp: Pe. Júlio César Gonçalves, vigário episcopal do Setor Social do Veaspam e professor Robson Sávio, coordenador do Nesp.

12h: Encerramento

Os interessados em participar do 6º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política não precisarão se inscrever. Basta acessarem, no dia 27/11, o canal do Nesp no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=W4aR2t010bY). Outras redes sociais estão autorizadas a retransmitirem o encontro.

Acompanhe outras informações sobre o encontro nas redes sociais do Nesp, Veaspam e Coletivo de Fé e Política.