Contextus n. 47: Inflação, salários mais baixos, subemprego: recrudescimento da miséria e empobrecimento da população

Em 17/11/2021, por Nesp/PUC Minas

Assistiu-se nos últimos meses ao empobrecimento geral da população brasileira. Os salários e o poder aquisitivo estão sendo corroídos pela inflação no preço dos alimentos, pelas reiteradas elevações no valor pago pelo gás de cozinha, pela energia elétrica, pelos combustíveis.

Esta edição de Contextus se dedica a compreender essa tragédia como resultado de ações e omissões do governo federal. Afinal, o desemprego e o desmonte do aparato jurídico de proteção às relações de trabalho decorrem majoritariamente de decisões governamentais centrais.

Recentemente, os números do desemprego começaram a dar sinais de diminuição. Ainda não parece haver, contudo, qualquer razão para celebrar. A elevada taxa de pessoas em relações de trabalho informais, a inexistência de proteções sociais, o rebaixamento dos salários são apenas alguns dos sinais de algo não vai bem e de que as perspectivas para o próximo ano são pouco animadoras.

Acesse aqui esta edição