RELIGIÃO E POLÍTICA – conferência da inauguração da Casa Comum: Formação Política de Cristãos Humanistas

Em 13/12/2021 – Por Nesp/PUC Minas –

Na nova edição de Contextus, discutem-se as relações entre religião e política. O tema não é novo, mas se tornou uma das questões mais candentes da conjuntura política nos últimos anos. Os desafios atuais passam, de partida, pela superação da dicotomia que trata religião e política como se fossem campos essencialmente distintos.

A questão ambiental, a diversidade de raça e de gênero, a discutível polarização entre o reacionarismo e o progressismo (dado o grande número de católicos e evangélicos que, a rigor, não se encaixam em nenhum desses polos). Todos esses são elementos do debate sobre as relações entre religião e política hoje.

Uma chave para o enfrentamento desses temas urgentes e necessários pode ser encontrada observando as expressões de reconhecimento recíproco, tolerante e pacífico entre os jovens, provenientes das periferias e portadores de diferentes experiências religiosas.

Este texto reproduz a palestra proferida pela professora Regina Novaes no evento de inauguração da Casa Comum – uma escola de formação política de cristãos humanistas, criada pelo Nesp, pela PUC Minas e pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Acesse aqui esta edição