Nesp acompanha Congresso de Vereadores mineiros realizado pela Associação Mineira de Municípios

Foto – Marcelo Gomes

publicado em 09/03

O Nesp acompanhou, na última terça-feira (08/3), o X Congresso Mineiro de Vereadores, ocorrido em Belo Horizonte. O evento reuniu cerca de 2,5 mil pessoas de todas as regiões do estado e contou com a participação de autoridades. Entre elas, o governador Romeu Zema e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O desenvolvimento econômico e a defesa da democracia foram os principais assuntos debatidos. O Congresso foi um momento para troca de experiências entre parlamentares. Os vereadores, sobretudo os da Região Metropolitana de Belo Horizonte, expressaram descontentamento com o atual pacto federativo, o qual concentra muitos recursos no governo federal, sendo que a maioria dos serviços prestados à população é oferecida pelos municípios. “Em virtude disso, nós temos que ficar o tempo toda solicitando recursos para o governo estadual ou federal”, criticou o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB).

O encontro, promovido pela AMM, foi um momento para vereadores da RMBH se articularem em prol de força política. Um grupo de 12 parlamentares se une desde o fim do ano passado para criar a Associação dos Vereadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Verbel). O objetivo da associação é aumentar a força política de cidades pequenas do entorno da capital. “Hoje, nós não temos muita representatividade, os recursos que são distribuídos para a região metropolitana ficam muito concentrados em Belo Horizonte, Betim e Contagem. Nós queremos mais protagonismo”, disse a fundadora da Verbel, a vereadora de Sarzedo, Gabriele Valesca (Cidadania).