Lançamento do projeto ENCANTAR A POLÍTICA

Por: Nesp – Em 24/04/2022 –

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte – Nesp, em parceria com o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Comissão Brasileira Justiça e Paz, Movimento Nacional de Fé e Política, Sexta Semana Social Brasileira, Rede Brasileira de Fé e Política e diversas organizações eclesiais e da sociedade civil, lança o Projeto Encantar a Política.

“A proposta é atuar na formação do eleitorado brasileiro, por meio de um processo que possibilite uma leitura crítica do momento atual e que aponte para o exercício de uma cidadania ativa.”, reforça o texto de divulgação da atividade. A iniciativa vai para além das eleições de 2022. O projeto busca uma formação e consciência política permanentes para as próximas eleições, ou seja, o lançamento é apenas o início de uma longa jornada.

Dentre as ações do projeto estão previstos materiais de comunicação como vídeos, podcasts, cards para as redes sociais, curso e a publicação de um Caderno de Estudos.

Caderno de Estudo

O principal material do projeto, um caderno de estudo, retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco – Laudato si’ e Fratelli Tutti, da exortação apostólica pós-sinodal, Alegria do Evangelho (AE) – que tratam a Política como consequência do mandamento do amor. Dessa forma, contribui para a prática e engajamento das pessoas ao convite do Papa.

O caderno foi pensado para leitura e reflexão coletiva, nos grupos de base das comunidades, escolas de fé e política, entre outros espaços. Isso para alcançar as pessoas que estão na comunidade de base com uma vida pastoral ativa, como animadoras e animadores de culto, catequistas, ministras e ministros da Palavra, participantes de grupos e movimentos, e agentes de pastoral em geral.

A partir da leitura crítica espera-se que os leigos e leigas se animem a atuar na política como “forma sublime de caridade” exercendo assim uma cidadania ativa o que possibilitará a superação dos problemas cotidianos.
Em breve o material estará disponível para download.

Quando: Dia 28 de abril de 2022

Horário: Às 20h [horário de Brasília]

Onde: Youtube e facebook da CNBB e CNLB Laicato do Brasil