Lançamento do livro ““O Novo Humanismo: Paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco”

Por Nesp – Em 06/05/2022

Livro, publicado pelo Nesp e Paulus, analisa o novo humanismo a partir do Papa Francisco. Lançamentos acontecerão a partir da próxima semana.

Dando sequências às publicações anuais, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte tem a satisfação de anunciar o lançamento do seu 11º caderno temático. Em parceria com a Paulus Editora, e reunindo 25 autores, o livro apresenta as ideias e as ações de Papa Francisco que apontam para a aurora de um novo humanismo.

Ao inaugurar-se o terceiro milênio, um incômodo mal-estar, generalizado e insistente, se alastra pelas relações econômicas que privilegiam um seleto grupo de bilionários e condena milhões à pobreza e à miséria. O sistema político de participação democrática está ameaçado por toda sorte de movimentos reacionários que prezam a morte e o incremento da violência como regimes legítimos. As novas tecnologias têm se mostrado ambíguas: ao mesmo tempo em que ampliam possibilidades, também dão espaço a formas de sociabilidade calcadas em toda sorte de violência. A destruição ambiental chegou ao ponto em que a própria vida no planeta começa a ficar ameaçada.

O Novo Humanismo - Paradigmas Civilizatórios Para o Século XXI a Partir do Papa Francisco
Capa da publicação

Este mundo em escombros se tornou ainda mais distópico com a chegada da pandemia. Todos esses velhos temas mencionados ganharam nova intensidade. Eles têm uma presença teimosa, como fantasmas do passado que já se imaginavam superados, mas que persistem e agora assombram ainda mais.

Contudo, na voz quase solitária do papa Francisco, o verde da esperança começou a brotar neste mundo pintado em branco e preto. Discursos e atitudes do papa contrastam intensamente com o cenário atual e sugerem a possibilidade de uma nova forma de vida. Um mundo em que a morte não tenha a última palavra. Em lugar da exclusão e da miséria, o papa propõe um novo humanismo. Em lugar da destruição do planeta, Francisco propõe o cuidado com a “casa comum”. O novo humanismo põe no centro a vida. Todas as formas de vida. Tudo está interligado.

Veja, a seguir os primeiros lançamentos agendados da publicação:

  • Dia 09/05/22, às 10h30, no Auditório 3, prédio 43 da PUC Minas, Coração Eucarístico. Evento para a comunidade do Instituto de Filosofia e Teologia.
  • Dia 13/05/22, de 17h00 às 18h30, no Teatro João Paulo II da PUC Minas, Coração Eucarístico: comunidade acadêmica e público em geral.
  • Dia 26/05/22, de 17h00 às 18h00 – Live na página da CNBB.
  • Dia 20/06/22, de 17h00 às 18h00, na inauguração das novas instalações do ANIMA, prédio 30, PUC Coração Eucarístico.

Os lançamentos contarão com a presença do reitor da PUC Minas, bispo auxiliar de Belo Horizonte e um dos organizadores da publicação, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Leia uma resenha sobre o livro no link: https://faculdadejesuita.edu.br/palavra-presenca/o-humanismo-do-papa-francisco/

O livro pode ser adquirido no endereço: https://www.paulus.com.br/loja/o-novo-humanismo-paradigmas-civilizatorios-para-o-seculo-xxi-a-partir-do-papa-francisco_p_6841.html

Fonte: Nesp