Livros e Cartilhas

Caderno Temático n. 10: Cem anos com Paulo Freire: Diálogos (2020)

Neste Caderno Temático do Nesp, de número 10, dedicamos nossa reflexão a Paulo Freire, reconhecido por sua contribuição no campo de uma pedagogia que se faz pensando as condições materiais e sociais em que o aluno-sujeito vai produzindo suas ideias e sua existência. Não há educação efetiva, segundo Paulo Freire, que não seja transformadora. Se a educação não se mostra comprometida com a efetiva inclusão da pessoa em sua sociedade; se a educação não promove condições sociais mais justas, então não merece ser chamada de educação, mas de adestração, mistificação e engano. Esta publicação é fruto de uma parceria entre o Nesp e o Curso de Psicologia da PUC Minas na unidade São Gabriel.

PARECER DO ESCRITOR RUBEM ALVES AO CONSELHO DIRETOR DA UNICAMP SOBRE PAULO FREIRE (PDF)

APRESENTAÇÃO (Adriana Maria Brandão Penzim, Claudemir Francisco Alves, Robson Sávio Reis Souza) (PDF)

PSICOLOGIA SOCIAL EM PRETO E BRANCO: Paulo Freire na psicologia social que fazemos na PUC Minas (Rubens Ferreira do Nascimento (PDF)

PAULO FREIRE, OS DILEMAS DA ESCOLA PÚBLICA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL (Cleiton Donizete Corrêa Tereza, Fernanda Mendes Resende) (PDF)

PROVOCAÇÕES DO NÃO SABER: notas sobre as dimensões psicológicas, pedagógicas e políticas da escuta (Betânia Diniz Gonçalves, Carlos Eduardo Carrusca Vieira) (PDF)

AFINIDADES ELETIVAS ENTRE PAULO FREIRE E O DISCURSO PSICANALÍTICO (Carla de Abreu Machado Derzi, Cristina Moreira Marcos, Valéria Freire Andrade) (PDF)

POR UMA EDUCAÇÃO QUE TRANSFORME: o trabalho sob o ponto de vista de Paulo Freire (Mara Marçal Sales, Amanda da Silva Madeira, Logan Andrade dos Santos) (PDF)

PAULO FREIRE E O CONSTRUCIONISMO SOCIAL: possibilidades dialógicas e construções de novas realidades na educação (Natália Silva Resende, Patrícia Eliane de Melo) (PDF)

ESCOLA SEM PARTIDO: tentativa de esterilização da reflexão ética e negação da alteridade na educação (Carlos Eduardo Carrusca Vieira) (PDF)

PAULO FREIRE: legado e reinvenção na educação integral (Cleidiane Lemes de Oliveira, Viviane Augusta , Ramos Dias Pascoal, Deisy Ferreira dos Santos, Teodoro Adriano Costa Zanardi) (PDF)

SOBRE OS AUTORES (PDF)


Caderno Temático n. 9: Na cidade: micropolíticas e modos de existência (2019)

Nas grandes cidades convergem interesses econômicos e políticos, constituindo-se em locus privilegiado para a produção de modos de ser e de viver. A organização espacial da sociedade espelha claramente as relações de poder ali presentes. É nesse contexto que se passam as experiências aqui focalizadas: práticas que promovem uma re-apropriação coletiva dos espaços, das culturas, dos saberes locais. Percorrem-se espaços públicos e institucionais com o propósito de estranhar o cotidiano, reunindo experiências que estimulam relações sociais pacíficas e solidárias.

APRESENTAÇÃO (Adriana Maria Brandão Penzim, Claudemir Francisco Alves, Robson Sávio Reis Souza) (PDF)

PARTE I: PROJETANDO OUTROS MODOS DE EXISTÊNCIA

SARAUS: sociabilidade, resistência e recriação dos espaços públicos (Rachel de Castro Almeida, Adriana Maria Brandão Penzim) (PDF)

COMUNICAÇÃO SOCIAL: um desafio democrático (Ercio Sena) (PDF)

APRECIAR, REFLETIR E PROBLEMATIZAR: a visitação ao Museu de Artes e Ofícios como oportunidade de indagação sobre as representações associadas ao trabalhador brasileiro (Mara Marçal Sales, Carlos Eduardo Carrusca Vieira, João César de Freitas Fonseca) (PDF)

 PARTE II: EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

 AS AÇÕES COLETIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE SOLIDARIEDADE (Bruno Márcio de Castro Reis) (PDF)

REDES TECIDAS PELA AGROECOLOGIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE:
AMAU, RUA Metropolitana e desdobramentos possíveis (Gabriel Mattos Ornelas, Cristiana Guimarães Alves, Daniela Adil Oliveira de Almeida, Marcelo Oliveira de Almeida) (PDF)

PLANEJAMENTO URBANO FEMINISTA: a casa de referência da mulher e o movimento de mulheres na cidade de Belo Horizonte (Maria Walkíria de Faro Coelho Guedes Cabral, Ana Carolina Machado Amoni Girundi) (PDF)

FORMANDO SOCIALIZADORES/MULTIPLICADORES EM CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NO PODER PÚBLICO: a experiência da Escola de Governo de São Paulo (Pedro Aguerre, Isabel Cristina Rodrigues, Maurício Piragino – Xixo) (PDF)

JUSTIÇA RESTAURATIVA: convite a refletir e a agir para a construção de relações justas (Monica Mumme) (PDF)

PARTE III: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

TERRITÓRIOS, AFETOS E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: a experiência do Coletivo Articulando Redes (Marcia Mansur Saadallah, Manoela da Silva Costa Marra, Thaís Natiele Bessa de Miranda) (PDF)

 PROJETO LER: uma experiência de leitura e escrita com refugiados e migrantes (Sandra Cavalcante, Josiane Militão) (PDF)

O POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PRÁTICA: como faz-pensando o Escritório de Integração do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas (Alícia Duarte Penna, Denise Pirani, Eduardo Moutinho Ramalho Bittencourt, Hilda Cotegipe, Maria Elisa Baptista, Silvio Romero Fonseca Motta, Tiago Castelo Branco Lourenço, Viviane Zerlotini da Silva) (PDF)

CUIDAR DA CRIANÇA EM SOFRIMENTO: a contribuição da Psicologia Social para a humanização da escola (Luiz Carlos Castello Branco Rena, Manoel Deusdedit Júnior) (PDF)

SOBRE OS AUTORES (PDF)


Caderno Temático n. 8: Religião, política e transformação social: experiências de fé (2018)

Este livro – uma parceria entre o Nesp e o Cefep – reúne reflexões sobre os desafios contemporâneos da democracia contemporânea num contexto de descrédito das instituições e de negação da política como meio de transformação social. Na segunda parte, concentram-se leituras sobre os desafios de uma ação política que coloquem a Igreja Católica “em saída”, como propõe o Papa Francisco. Por fim, apresentam-se depoimentos de mulheres que, engajadas na ação social e política, realizam sua fé cristã. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 7: Democracia em crise: o Brasil contemporâneo (2017)

Publicado sob o calor dos acontecimentos políticos que abalaram a ordem democrática brasileira, este livro se organiza em três partes. A primeira delas lança luz sobre a crise da democracia que, de maneira mais ampla, afeta diversos países do Ocidente capitalista. A próxima seção analisa a escalada e a expansão do conservadorismo político e econômico no Brasil. Por fim, a última parte do livro reúne artigos que refletem sobre os desafios da participação social e os impasses da democracia após o golpe de estado de 2016.

Esta publicação está dividida em dois arquivos .pdf: Democracia em Crise – Parte I e Democracia em Crise – parte II

Caderno Temático n. 6: A convivência com o semiárido: fé, política e resistência (2016)

Este número dos Cadernos resulta de uma parceria entre o Nesp e o observatório Social do Nordeste. Nele se faz uma clara oposição a certa visão que tradicionalmente atribui os problemas do Nordeste à seca, cuja solução seria a construção de obras portentosas – um modelo que enriquece poucos à custa da grande maioria da população. A convivência com o semiárido orienta o desenvolvimento sustentável por meio do incentivo a práticas econômicas adequadas às potencialidades e aos limites daquele ecossistema. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 5: Igreja e sociedade: análises em perspectiva (2015)

Na primeira parte desta edição, o leitor é confrontado com os desafios vividos pela Igreja Católica para manter atual, nestes tempos, a mensagem do Evangelho. Na segunda parte do livro, o leitor é convidado a refletir sobre o papel que os meios de comunicação têm desempenhado na sociedade brasileira em um período de contestação das instituições e dos valores democráticos. A terceira parte é dedicada à análise do impasse que, na época desta publicação, já vinha se instalando na sociedade brasileira e que viria a culminar numa severa ameaça à democracia no País. Finalmente, a quarta parte deste livro reúne documentos que marcaram a fundação e a trajetória do Núcleo de Estudos Sociopolíticos – o Nesp. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 4: 50 anos do golpe civil-militar: a Igreja e a Universidade (2014)

O quarto livro da série Cadernos Temáticos foi produzido para relembrar o golpe civil-militar que mergulhou o Brasil em décadas de arbítrio, autoritarismo e violência de Estado. Passado meio século desde o 31 de março de 1964, nada há a comemorar. Todo motivo de festa está associado não ao golpe, mas à vida de tantas pessoas que ousaram pensar que um modelo diferente era necessário e possível. Este livro tem o o intuito de deixar ressoar essas variadas vozes que reavivam a memória dos fatos ocorridos no Brasil a partir de 1964. (Livro disponível aqui)

Eleições 2014: Seu voto tem consequências: um novo mundo, uma nova sociedade (2014)

Esta cartilha foi publicada com o apoio da CNBB e produzida por vários organismos (CEFEB, CNLB, CBJP, ISER) e com a participação do Nesp. Com o intuito de reunir informações e promover a reflexão sobre o País, cada capítulo da cartilha é organizada como um roteiro de reuniões. A proposta é que grupos de fé e política e outros grupos de reflexão pudessem se servir desses textos como material preparatório às eleições que ocorreriam em outubro de 2014. (Cartilha disponível aqui)

Caderno Temático n. 3: Fé, política e cidadania: pesquisas (2013)

Este terceiro caderno conjuga em seu título três questões que integram a existência do cristão no mundo: a vivência da fé, a ação política e o exercício da cidadania. Aqui se apresentam os resultados de pesquisas que têm em comum o propósito de promover a reflexão sobre a ação dos cristãos católicos na Arquidiocese de Belo Horizonte, com vistas ao aprimoramento de sua atuação no firme propósito de construção de uma sociedade justa e fraterna. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 2: Ética e corrupção: dilemas contemporâneos (2012)

Este segundo caderno temático é fruto de uma parceria entre o Nesp, o Departamento de Filosofia da PUC Minas e o Ministério Público Estadual que juntos promoveram, em 2012, o seminário “Ética e Corrupção: dilemas contemporâneos”. O seminário integrou dois outros projetos mais amplos. O primeiro, “O que você tem a ver com a corrupção”, desenvolvido pelo MPE; o segundo, “Eleições 2012: voto na cidade”, realizado pelo Nesp. Esta publicação traz o registro do seminário, discutindo os dilemas éticos frente à corrupção na vida cotidiana; os conflitos e contradições da cobertura midiática sobre o tema; e a presença da corrupção na política. (Livro disponível aqui)

Caderno Temático n. 1: Acompanhamento do Legislativo: o que é e como fazer (2011)

A série Cadernos Temáticos do Nesp foi inaugurada com uma proposta metodológica de acompanhamento das atividades do Poder Legislativo. Neste livro apresenta-se um projeto que foi desenvolvido ao longo de três anos pelo Nesp, em virtude do qual foi criado e difundido um instrumental metodológico que, ofertado à sociedade civil, pudesse fomentar o desenvolvimento da participação política ativa dos cidadãos junto ao Parlamento estadual e municipal, visando ao incremento de ações voltadas para o monitoramento dos poderes públicos. (Livro disponível aqui)

Organizando grupos de fé e política (2007)

Esta cartilha tem a finalidade de estimular a criação de grupos de reflexão e ação política. Foi elaborada para ser um suporte para os que acreditam que a política é um meio importante para a consolidação de uma sociedade mais humana. Deverá ser usada em grupos de pessoas que querem crescer na fé cristã e na participação cidadã. Este subsídio faz parte de um projeto que, em cada ano eleitoral, o Nesp realiza com o objetivo de provocar a discussão sobre questões candentes da sociedade brasileira. (Cartilha disponível aqui)

Eleições 2006: Somos chamados a participar (2006)

Esta cartilha foi produzida pelo Nesp e publicada pela Arquidiocese de Belo Horizonte com roteiros de encontros para grupos de reflexão. Entendendo a política como uma das mais altas expressões da caridade cristã, os textos incentivam o voto esclarecido e consciente. Estimulam também a participação efetiva dos cristãos no processo eleitoral. Pressupõe-se que as mudanças sociais, numa democracia, ocorrem pela via política. Por isso, uma sociedade mais justa, solidária e verdadeiramente comprometida com os valores evangélicos não pode surgir a menos que se invista em uma formação política dos cidadãos com esse mesmo espírito evangélico. (Cartilha disponível aqui)

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