“Eleições 2016: #AcidadeÉprioridade” Nesp realiza campanha de conscientização sobre as eleições municipais

Durante o período pré-eleitoral, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp) e a Arquidiocese de Belo Horizonte estão realizando uma campanha de conscientização e formação política. Servindo-se de diversas plataformas, uma série de 20 vídeos de curta duração está sendo veiculada em canais de televisão e distribuída nas redes sociais.

Com o uso de diversas linguagem, os vídeos abordam três eixos temáticos: informação sobre o processo eleitoral deste ano; formação sobre cidadania e participação política; e provocação à reflexão sobre vários temas, como o financiamento empresarial das campanhas, as eleições “eternas” nos poderes Legislativo e Executivo e o combate à corrupção.

Nas plataformas de exibição na Internet, os vídeos podem ser acessados abaixo, assim como através do Facebook oficial do Nesp (facebook.com/nespnasredes) e do canal no Youtube (youtube.com/nespvideos).

Como ocorrido em outros anos eleitorais, os vídeos também estão sendo divulgados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Podem ser encontrados, ainda, por meio do canal da PUC Minas e no da PUC TV no Facebook.

Entre as emissoras de TV aberta que estão divulgando o material produzido pelo Nesp, estão a TV Horizonte, a PUC TV, a TV Assembleia e o Canal Futura.

Outras iniciativas do Núcleo na campanha “Eleições 2016: #AcidadeÉprioridade” são as atividades de assessoria e mobilização de grupos e coletivos que atuam na área sociopolítica, a participação na organização de debates e discussões com candidatos e o atendimento a demandas de grupos e coletivos de fé e política em parceria com o Vicariato para a Ação Social e Política e o Coletivo de Fé e Política, organismos ligados a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Assista a série de vídeos: Eleições 2016 – Educação Política

Carta de dom Walmor e bispos auxiliares com orientações sobre as Eleições-2016

O Arcebispo, dom Walmor, e os Bispos auxiliares – dom Joaquim Mol, dom João Justino e dom Edson Oriolo –  divulgam carta dirigida aos fiéis, sacerdotes, religiosos e diáconos permanentes com orientações gerais sobre a conduta no período eleitoral.  

Na carta, os bispos afirmam que as Eleições Municipais 2016 são oportunidade para todos participarem da política, iluminados pela fé e pela consciência da dignidade da pessoa humana. “Esse é um momento privilegiado para o resgate da esperança, especialmente, daqueles que sofrem a exclusão e os seus terríveis efeitos. Temos a obrigação de “dar as razões da nossa esperança” (1Pd 3,15), que se sustenta, também, na convicção de que a ética na política e na vida pública é uma exigência irrenunciável. Nosso  voto tem força e pode começar a mudar situações de injustiça”- diz o documento.

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte: http://arquidiocesebh.org.br/noticias/carta-de-dom-walmor-e-bispos-auxiliares-com-orientacoes-sobre-as-eleicoes-2016/